11. Monitorização de carregador/inversor VE.Bus
11.1. Definição do limitador da corrente da rede elétrica
Esta secção explica as implicações de ativar ou desativar o controlo do utilizador da definição do limitador da corrente da Rede Elétrica, conforme o menu (Lista de Dispositivos → [o seu inversor/carregador]. O limite definido pelo utilizador no Nucleo GX será aplicado em todas as entradas em que a definição Anulado por remoto no VEConfigure esteja ativada. | ![]() |
Exemplo de configuração para uma embarcação com duas entradas CA e um Quattro:
Um genset que consegue fornecer 50 A está conectado à entrada 1;
A energia do cais está conectada à entrada 2 (a energia disponível depende do valor nominal da fonte de alimentação no porto).
Configure o sistema exatamente conforme mostrado na captura de ecrã do VEConfigure acima. A Entrada 1 tem prioridade sobre a Entrada 2, o que significa que o sistema vai ligar-se diretamente ao genset sempre que estiver a funcionar, aplicando um limite de corrente de entrada fixo de 50 A. Quando o genset não estiver disponível e a rede elétrica estiver disponível na Entrada 2, o Quattro vai usar o limite de corrente da entrada configurado no NGX.
Mais dois exemplos: (Em ambos os casos , se desativar «Anular por remoto», definir um limite de corrente em NGX não terá qualquer efeito. E se ativar «Anular por remoto» em ambas as entradas, o limite de corrente definido no NGX será aplicado a ambas as entradas.)
[en] Input current limit quick-select values
[en] When setting the input current limit, a row of preset values is shown for quick selection. The GX device dynamically displays the 8 highest preset values that are below the system's maximum supported input current limit, ensuring the most relevant values are directly selectable regardless of system size. The preset list contains common breaker ratings and ranges from 3 A up to 4000 A. Values above 25 A are displayed without decimals. | ![]() |
Valores do limite de corrente de rede elétrico mínimo
Se o PowerAssist estiver ativado no VEConfigure, existe um limite mínimo da corrente de entrada. O limite real é diferente para cada modelo. Após definir a corrente de entrada para um valor abaixo do limite, vai aumentar automaticamente o limite.
Lembre-se de que ainda é possível definir o limite da corrente de entrada como 0. Quando estiver definido como 0, o sistema vai estar em passagem (carregador desativado).
Sistemas trifásicos e em paralelo
O limite da corrente de entrada CA configurado é o limite total por fase.
11.2. Aviso de rotação de fase
A alimentação CA, quer do gerador, quer da rede elétrica, para um sistema de carregador/inversor trifásico deve ter a rotação de fase correta, também conhecida como sequência de fase. Se a sequência de fase for incorreta, os inversores/carregadores não aceitam a alimentação CA e permanecem no modo de inversor. Um aviso de rotação de fase vai ser ativado, neste caso.
Para resolver o problema, ajuste a cablagem na entrada CA, invertendo uma das fases, mudando efetivamente a rotação de L3 → L2 → L1 para L1 → L2 → L3. Em alternativa, pode reprogramar as unidades Multi e modificar as atribuições de fase para corresponder à cablagem.
No dispositivo GX, a advertência surge como uma notificação no GUI. Também é visível no menu de dispositivo de inversor / carregador. No Portal VRM, o aviso aparece no widget de Alarmes e Avisos VE.Bus na página Avançado e vai ser listado no registo de alarmes. Também é enviado um correio eletrónico através do sistema de Monitorização de Alarme VRM. | ![]() |
11.3. Alarme de ligação BMS perdida
Este alarme é ativado quando o inversor/carregador recebe dados CVL, CCL ou DCL de uma bateria gerida e, subsequentemente, perde a comunicação com a bateria ou se esta se desligar. Também é emitido se o inversor/carregador perder a ligação ao VE.Bus BMS. Em ambos os casos, o inversor/carregador desliga-se para proteger o sistema. Tenha em conta que um alarme de tensão da bateria baixa também pode surgir. No entanto, este alarme não é causado pela baixa tensão da bateria, mas antes por uma falta de informação da mesma devido a uma perda de comunicação. Para resolver o alarme, restaure a ligação com o BMS ou reinicie/realize o ciclo do inversor/carregador. É possível fazer o reinício a partir do menu Avançado do dispositivo VE.Bus. |
11.4. Monitorização da falha de rede elétrica
É desencadeado um alarme quando esta função estiver ativada se o sistema não estiver ligado à entrada CA configurada como Rede Elétrica ou Cais durante mais de 5 s.
|
Nota
Esta definição monitoriza a ligação do sistema a Rede Elétrica / Cais apenas. A monitorização do gerador é proporcionada em separado através da função de Ligar / desligar gerador e não faz parte desta definição.
Não utilize esta função em sistemas que aplicam as configurações Ignorar Entrada CA nos nossos inversores/carregadores; quando o sistema ignora a entrada CA, isto é, funciona no modo ilha, conforme pretendido, apesar de a rede elétrica estar disponível, vai comunicar uma falha da rede.
11.5. Menu avançado
O menu Avançado pode ser acedido através da Lista de Dispositivos → [MultiPlus ou Quattro] → Avançado. Inclui opções de equalização, redeteção e reinício do sistema VE.Bus e mostra o estado do teste do relé ESS.
|
11.6. Estado do alarme de monitorização
Pode aceder à página de monitorização do estado do alarme a partir da Lista de Dispositivos → [Multi ou Quattro] → Estado do Alarme. Visualiza informação de diagnóstico sobre parâmetros específicos para auxiliar na resolução de problemas e proporciona informação adicional sobre o erro VE.Bus 8/11. |
11.7. Menu de configuração do alarme VE.Bus
Ao utilizar um sistema VE.Bus, pode configurar a gravidade dos problemas que ativem as notificações (e um alerta audível) no Nucleo GX.
Para alterar as notificações de alarme e advertência do VE.Bus, proceda da seguinte forma:
No fim, não se esqueça de alterar o nível de acesso ao utilizador quando for necessário. |
11.8. Menu do dispositivo
O menu Dispositivo (Lista de Dispositivos → [Multi ou Quattro] → Dispositivo) oferece parâmetros relacionados com o dispositivo, como a definição de nome personalizado, a versão do firmware, os números de série (no submenu) e muito outros que podem ser utilizados no diagnóstico. |
11.9. Backup e Restauro de Configurações do VE.Bus
A funcionalidade VE.Bus Backup e Restauro de Configurações permite guardar a configuração completa de um Multi ou Quattro num dispositivo GX e restaurá-la quando necessário.
Isto facilita:
|
Processo de backup
O processo de backup funciona da mesma forma que uma transferência remota do VE. Configure no VRM; enquanto o backup estiver em curso, o visor do GX deixará de apresentar informações do dispositivo VE.Bus.
|
Processo de restauro
O processo de restauro funciona da mesma forma que uma transferência remota do VE. Configure no VRM. Se a configuração incluir assistentes ou definições que exijam uma reinicialização, o sistema será reiniciado durante o processo de restauro.
| ![]() |
11.10. Prioridade solar e eólica
A função de prioridade solar e eólica garante que a energia solar e eólica são utilizadas para carregar a bateria. Em simultâneo, a energia do cais é utilizada apenas para evitar que a bateria fique demasiado descarregada.
Quando está ativado, o sistema permanece neste modo, denominado Sustentação, durante sete dias; se não houver sol ou vento suficiente, ocorre um ciclo de carga completa, carregando as baterias até 100 %. Isto garante que permanecem em ótimas condições e estão preparadas para a utilização posterior.
Após estes sete dias, o sistema não retorna ao modo de sustentação. Em alternativa, mantem as baterias totalmente carregadas e prioriza a energia solar sobre a energia do cais sempre que possível durante o dia para acionar as cargas CC, como as bombas e os sistemas de alarme.
Para obter detalhes e configuração, consulte o manual de prioridade Solar e Eólica.



