Ligar um medidor de energia externo
O medidor de energia Victron VM-3P75CT pode ser utilizado com o Multi RS.
Nota
Apenas o medidor de energia Victron VM-3P75CT é compatível.
O medidor de energia Victron pode ser ligado através de VE.Can ou Ethernet. Será necessário um dispositivo GX para a conectividade Ethernet. Veja os exemplos de diagrama abaixo.
Nota
Na conectividade de Ethernet, o Multi RS deve ter a versão 1.26 ou superior de firmware instalada.
O dispositivo GX deve executar a versão 3.65 ou posterior.
Atenção
Todos os segmentos da rede WiFi entre o medidor de energia e o dispositivo GX devem ser evitados devido aos problemas de latência.
Utilize ligações de Ethernet com fios entre o medidor de energia, o router/comutador e o dispositivo GX.
Consulte o manual VM-3P75CT para mais pormenores.
O medidor de energia pode ser configurado para sistemas monofásicos ou trifásicos.
Depois de a função ser selecionada nas definições do medidor de energia, o suporte do medidor de energia pode ser definido nas definições do Multi RS:
|
|
|
|
O exemplo de cablagem acima pode ser utilizado quando a função do medidor de energia está configurada para «Medidor de rede» ou «Gerador». A corrente de entrada da rede CA ou de um gerador é medida antes da entrada CA do Multi RS ou de outras cargas CA não críticas.
Se «Apoio do medidor de energia» estiver ativado, será definido um limite de corrente no medidor de energia para evitar uma carga excessiva numa rede elétrica CA limitada. Se as cargas não críticas superarem o limite de corrente no medidor de energia, então o Multi RS irá iniciar a «assistência de energia» para tentar manter o limite de corrente no ponto de referência ou abaixo dele.
|
|
Se um inversor fotovoltaico genérico for ligado à saída CA do Multi RS, a função do medidor de energia deve ser definida como «Inversor PV» e ligado para medir a corrente produzida pelo inversor PV.
|
|
Quando a função do medidor de energia está definida para «Carga CA», o medidor de energia pode ser ligado para medir cargas específicas. Por exemplo, um circuito de um esquentador pode ser medido para monitorizar o seu consumo de energia e também para acompanhar a quantidade de energia que consome.






