4. Configuração e funcionamento da VictronConnect
4.1. Preparar
Os passos seguintes são necessários para se ligar corretamente ao Multi HS19 Solar através de Bluetooth e da aplicação VictronConnect:
|
|
4.2. Página de visão geral
A página principal de visão geral proporciona informação resumida do Multi HS19 Solar. Está dividida em quatro separadores:
Resumo: Leitura instantânea do estado básico do rendimento de energia solar, entrada CA e saída CA.
Estado: Leitura instantânea do estado básico do Multi HS19 Solar.
Histórico: Os últimos 30 dias de dados de energia solar e bateria.
Tendências: Análise dos dados das tendências atuais.
Resumo:
|
|
Separador de estado: O separador de estado proporciona informações mais detalhadas que o separador de visão geral. DicaAlguns campos apresentam informações limitadas num relance. Para obter informações mais detalhadas, toque na seta para baixo pequena no lado direito de cada campo. Cada campo pode ser fechado de novo para reduzir a confusão.
|
|
Separador Histórico: São visualizados até 30 dias de dados históricos. Geral No separador Histórico, a apresentação predefinida inclui os dados gerais.
DicaToque no ícone quadrado fragmentado no canto superior esquerdo da área do gráfico para rodar o gráfico. Isto permite ter uma visão ampla do gráfico com mais dias visualizados em simultâneo. |
|
Localizadores Também no separador Histórico, pode tocar na vista de Localizadores para ver os dados históricos de cada um dos quatro localizadores PV. |
|
Separador Tendências:
|
|
4.3. Definições
O menu Definições é acessível ao carregar na roda de engrenagem no canto superior direito da página de visão geral.
Estão disponíveis as seguintes opções de menu:
|
|
Toque nos três pontos verticais no canto superior direito da página de definições para executar as seguintes ações:
|
|
4.4. Informação do produto
Para aceder a página de Informação do produto, toque no ícone de três pontos verticais na página Definições.
|
|
4.5. Geral
Utilize as definições Gerais para configurar o seguinte:
|
|
Modo As seguintes opções estão disponíveis no menu emergente:
|
|
4.6. Rede elétrica
As definições da rede elétrica oferecem uma seleção de um código da rede elétrica e permitem ajustar os limites da tensão de entrada CA.
Perda da deteção da rede elétrica: A maior parte destas definições está normalmente a cinzento e tem uma finalidade informativa. Os valores são definidos pelo código da rede elétrica selecionado. As definições seguintes permitem configurar os níveis superior e inferior de corte da entrada CA. Se a tensão de entrada CA superar estes limites, irá ser desligada e não passará para a saída CA. Se a entrada CA estiver desligada, quando o modo de funcionamento estiver definido como «Ligado», o inversor fornece energia à saída CA.
|
|
4.7. Solar
Esta página permite definir o algoritmo de deteção do sombreamento parcial e dar a cada localizador um nome personalizado.
Otimização PV:
Nomes dos localizadores PV:
Visibilidade dos localizadores PV:
|
|
4.8. Inverter
Altere aqui as definições relacionadas com o inversor.
|
|
4.9. Relé
O Multi HS19 Solar dispõe de um relé programável. É possível aceder aos contactos através do bloco de terminais conectável no painel frontal. |
|
Um dos vários modos de relé pode ser selecionado na lista:
|
|
4.10. Visualização
Estas definições definem o comportamento da retroiluminação LCD do painel frontal e a unidade de temperatura visualizada.
|
|
4.11. Sistema de armazenamento de energia (ESS)
Nalguns casos, o utilizador pode querer usar apenas a entrada CA para carregar a bateria quando for necessário e, em vez disso, permitir que as baterias descarreguem para alimentar as cargas e recarregar a partir da energia solar.
Para permitir esta flexibilidade, existem várias opções de configuração possíveis.
As definições ESS estão disponíveis imediatamente sem a necessidade de instalar um assistente.
O ESS conta com a presença de uma entrada CA e por isso não proporciona uma funcionalidade útil num sistema autónomo.
Nota
As definições de ESS para o apenas podem ser alteradas com a aplicação VictronConnect, conforme ilustrado abaixo.
Atualmente, existe uma funcionalidade limitada no menu ESS de um dispositivo GX.
Atualmente, não existem controlos ESS a partir do VRM.
No funcionamento predefinido quando uma entrada CA estiver conectada a um , o carregador começa a carregar as baterias até aos limites máximos de corrente de entrada CA e corrente de carga. Denominamos este modo predefinido como «Manter as baterias carregadas».
|
|
Na caixa emergente do modo ESS existem quatro opções selecionáveis.
|
|


















