Proteções e reinícios automáticos
Sobrecarga
Algumas cargas, como motores ou bombas, produzem correntes de irrupção elevadas numa situação de arranque. Nestas circunstâncias, há a possibilidade de a corrente de arranque ultrapassar o nível de disparo para sobreintensidade do inversor. Neste caso, a tensão CA saída diminui rapidamente para limitar a corrente de saída do inversor. Se o nível de disparo para sobreintensidade for ultrapassado de forma contínua, o inversor desliga-se, aguarda 30 s e volta a reiniciar.
Após três reinícios, seguidos por outra sobrecarga em 30 s após o reinício, o inversor é desligado e permanece assim. Os LED sinalizam o desligamento devido a sobrecarga. Para reiniciar o inversor, desligue-o e volte a ligá-lo.
Tensão baixa da bateria (ajustável)
O inversor desliga-se quando a tensão de entrada CC for inferior ao parâmetro de desligamento por bateria gasta. Os LED sinalizam o encerramento devido a uma bateria fraca. O inversor arrancará automaticamente, após um atraso mínimo de 30 s, se a tensão da bateria for superior ao parâmetro «Reinício por bateria fraca».
Após três reinícios, seguidos por outro encerramento por bateria fraca em 30 s após o reinício, o inversor é desliga e permanece assim. Os LED sinalizam o encerramento devido a uma bateria fraca. Para reiniciar o inversor, desligue-o e depois volte a ligá-lo. Em alternativa, recarregue a bateria. O inversor arranca automaticamente quando a tensão da bateria for superior durante, pelo menos 30 s, ao parâmetro de «Deteção da carga».
Consulte a secção Especificações técnicas para obter informação sobre os níveis predefinidos de encerramento e de reinício por bateria fraca. Os níveis podem ser personalizados através da aplicação VictronConnect.
Em alternativa, pode implementar um corte dinâmico por bateria fraca. Para mais informação, consulte a secção Corte dinâmico.
Tensão alta da bateria
O inversor desliga-se se a tensão de entrada CC for demasiado elevada. Os LED sinalizam o encerramento devido a uma tensão da bateria elevada. O inversor primeiro aguarda 30 s e só depois retoma o funcionamento quando a tensão da bateria diminuir para um nível aceitável.
Verifique se existem carregadores, alternadores ou carregadores solares avariados ligados à bateria.
Temperatura elevada
O inversor desliga-se se detetar uma temperatura interna demasiado elevada. Os LED sinalizam o encerramento por temperatura elevada. O inversor aguarda 30 s e só retoma o funcionamento quando a temperatura for inferior a um nível aceitável.
Os alarmes de temperatura elevada são geralmente causados por uma temperatura ambiente demasiado elevada, frequentemente em combinação com uma carga também elevada do inversor. Verifique se o espaço em que o inversor é utilizado está bem ventilado e talvez com ar condicionado.
Ondulação CC elevada
O inversor desliga-se se detetar uma ondulação CC demasiado elevada. Os LED sinalizam o encerramento por ondulação CC elevada. O inversor aguarda 30 s e depois retoma o funcionamento. Se após três reinícios, a tensão ondulada CC ainda for demasiado elevada, o inversor desliga-se e não tenta reiniciar. Para reiniciar o inversor, desligue-o e volte a ligá-lo.
A ondulação CC elevada normalmente é causada por ligações soltas do cabo CC e/ou por uma cablagem CC com uma secção insuficiente. Para aceitar ou evitar os alarmes de ondulação, verifique a cablagem entre a bateria e o inversor. Comprove se a cablagem tem a espessura recomendada, se todas as ligações estão bem apertadas e se os fusíveis e os isoladores da bateria estão em bom estado. Para mais informação sobre a ondulação CC, consulte o livro Wiring Unlimited.
A ondulação CC contínua elevada reduz a vida útil do inversor.