Skip to main content

Lynx Smart BMS

6. Configuração e definições

Nesta secção:

6.1. Primeira ligação

O Lynx Smart BMS liga-se quando for ligada uma bateria e o anel metálico é instalado entre os pinos 10 e 11 do conector múltiplo ou quando o interruptor de ligar/desligar remoto for ativado.

Na primeira ativação e depois de «Repor predefinições» (através da aplicação VictronConnect), o Lynx Smart BMS determina e configura automaticamente estas definições:

  • Tensão do sistema, 12 V, 24 V ou 48 V, medindo a tensão da bateria.

  • Suporte de pré-alarme nas baterias.

As definições também podem ser revistas e alteradas manualmente.

6.2. Atualizar «firmware»

O «firmware» do Lynx Smart BMS pode ser atualizado de duas maneiras diferentes:

  • Através da aplicação VictronConnect

  • Através do portal VRM: Função de Atualização Remota do «firmware» (requer um dispositivo GX ligado à Internet)

Notas gerais sobre a atualização do «firmware»

  • O mais novo nem sempre é o melhor

  • Não estrague se estiver a funcionar

  • Certifique-se de que lê o registo de alterações antes de iniciar o processo de atualização. O registo de alterações pode ser descarregado em Victron Professional.

Portanto: use esta funcionalidade com cuidado. O nosso principal conselho é não atualizar um sistema que está a funcionar, exceto se houver problemas com o mesmo ou antes do primeiro arranque.

Notas sobre a atualização do «firmware» do Lynx Smart BMS

  • Uma atualização do «firmware» não resulta num encerramento temporário do sistema. Durante a atualização, o Lynx Smart BMS mantém todos os contactos e o contactor no mesmo estado que no início desta ação. Se a atualização falhar, o ATD/ATC e o contactor abrem-se após 120 s, por razões de segurança. Isto também proporciona tempo para tentar a atualização novamente.

  • A atualização do «firmware» inicia sempre um novo ciclo de carregamento completo, apesar da definição do limiar SoC, o que significa que o limite de tensão de carga (CVL) é ajustado automaticamente de 13,5 V para 14,2 V (num sistema de 12 V).

  • Numa instalação nova também é recomendável verificar e atualizar o «firmware» de cada bateria de lítio ligada.

Atualizar o «firmware» através da aplicação VictronConnect

Tenha em atenção o seguinte antes de atualizar o «firmware» através da VictronConnect:

  1. Consulte as instruções detalhadas sobre esta operação na secção de atualização do «firmware» no manual VictronConnect.

  2. Se houver uma versão nova do «firmware» disponível, a aplicação VictronConnect (certifique-se de que tem a versão mais recente) irá notificá-lo quando existir uma ligação ao Lynx Smart BMS.

Atualizar o «firmware» através do portal VRM: Atualização remota do «firmware»

Características:

  • Atualize remotamente os produtos ligados à Internet diretamente a partir do portal VRM

  • Não precisa de instalar qualquer «software»

  • Funciona com o computador portátil, «tablet» e telemóvel

  • Não precisa de encontrar o ficheiro de «firmware» certo: o sistema tem tudo e indica claramente que uma versão mais recente está disponível.

Consulte as instruções detalhadas no VRM: manual de atualização remota do «firmware».

6.3. Definições Lynx Smart BMS

Depois de ligado, utilize a aplicação VictronConnect para configurar as definições do BMS.

Verificar a definição da tensão da Bateria (12 V, 24 V ou 48 V):

  • Esta é detetada automaticamente, mas deve comprovar.

Introduzir a definição da capacidade da Bateria:

  • Introduza capacidade total do banco de baterias para a bateria conectada. Atenção: para as baterias ligadas em série, não adicione a capacidade de cada bateria para determinar a capacidade total do banco.

  • Consulte no nosso livro Wiring Unlimited a secção 3.1, para saber como determinar a capacidade da bateria.

Cuidado

Se a entrada da capacidade da bateria estiver incorreta, o SoC também será calculado incorretamente. Certifique-se de que o cálculo da capacidade da bateria está correto.

Defina o Número de baterias em paralelo:

  • Introduza o número de baterias em paralelo no sistema.

Cuidado

Um número de baterias errado paralelas origina um cálculo incorreto do algoritmo de compensação. Certifique-se de que introduz este valor corretamente.

Verifique a definição do modo de Pré-alarme:

Esta definição é configurada automaticamente na ligação inicial e depois de «Repor as definições por defeito». Está ativado por defeito.

  • ativado: definição recomendada. Um dispositivo visual ou sonoro ligado ao relé programável é ativado em caso de pré-alarme.

  • desativado: Se estiver desativado, ignora o limite de corrente de descarga ao definir o pré-alarme.

Nota

As baterias Lithium Battery Smart da Victron mais antigas, fabricadas antes de 2019/2020 não incluem o sinal de pré-alarme. No entanto, o Lynx Smart BMS também gera o sinal de pré-alarme para estas baterias, com a restrição de que o limiar é obtido com a definição do alarme de subtensão (na bateria) de 2,6 V a 2,8 V. O alarme de subtensão ocorre então com um atraso fixo de 30 s após o pré-alarme.

Configurar a definição do Relé:

O relé programável dispõe de dois modos de funcionamento: Relé de alarme e ATC do Alternador.

  • Se estiver definido no modo de relé de Alarme, esta definição fica ativa e pode selecionar o funcionamento contínuo ou intermitente. No funcionamento intermitente, o relé liga e desliga a cada 0,8 s.

  • Quando estiver definido no modo ATC do Alternador, o relé apenas vai ser ativado com o contactor fechado. Antes de o contactor se abrir, o ATC do Alternador abre-se primeiro e o contactor 2 s depois. Estes 2 s garantem que o regulador do alternador está desligado antes de a bateria ser desligada do sistema.

Definições DVCC:

O DVCC é forçado a ligar e não pode ser desligado. No entanto, é possível alterar algumas definições, descritas abaixo.

Deve considerar que estas definições apenas afetam dispositivos DVCC compatíveis, como inversores/carregadores Victron e carregadores solares MPPT.

  • Limite da corrente de descarga em pré-alarme (predefinição «Não»): se estiver definido como «Sim», o limite da corrente de descarga já está definido como 0 A na eventualidade de pré-alarme, enquanto o contacto ATC permanece fechado. Desta forma, é possível poupar alguma energia da bateria para cargas CC essenciais; por exemplo, nos barcos na iluminação, na bomba de resíduos do porão e na navegação.

  • Tempo de absorção: está definido para 2 h por defeito. Pode ser ajustado, se for necessário.

  • Intervalo de absorção repetido: nos dias de início de um ciclo novo de carregamento completo, se o SoC da bateria não for inferior ao limiar do mesmo. A predefinição é a cada 30 dias e pode ser ajustada, se for necessário.

  • Limiar do SoC: está predefinido em 70 %. É o limiar em que o Lynx Smart BMS inicia um ciclo de carregamento novo. Este pode ser ajustado, se for necessário.

    Um ciclo de carga novo significa que o CVL (limite da tensão de carga) aumenta de 13,5 V (numa bateria de 12 V) para 14,2 V.

    Para além do limiar do SoC, um ciclo de carregamento novo começa após uma atualização do «firmware», quando as tensões da bateria forem inferiores a 12 V/24 V/48 V (3 V por célula) ou quando for detetada uma baixa tensão da célula.

Definições do monitor da bateria:

Ao contrário de outros monitores da bateria, as definições do Lynx Smart BMS são, na sua maior parte, fixas e não podem ser personalizadas. O motivo para isto reside no facto de o Lynx Smart BMS ser sempre utilizado em conjunto com as baterias Lithium Battery Smart da Victron e de um conjunto de parâmetros do monitor de bateria ser conhecido, por estarem relacionados com o tipo de bateria.

As seguintes definições são reguláveis. Pode encontrar uma lista completa de todas as definições utilizadas na secção 10.3 do Apêndice.

  • Tensão carregada: a tensão acima da qual o monitor de bateria sincroniza e reinicializa o SoC em 100 %. Para que a sincronização ocorra, a corrente de cauda e as condições do tempo de detecção da carga também devem ser cumpridas. A predefinição são 14,0 V e pode ser ajustada, se for necessário. Caso a definição da tensão do sistema seja alterada, a definição da tensão de carga também deve ser ajustada.

  • Corrente de cauda: a corrente acima da qual o monitor de bateria sincroniza e reinicializa o SoC em 100 %. Para que a sincronização ocorra, a tensão carregada e as condições do tempo de detecção da carga também devem ser cumpridas. O valor predefinido são 4 % e pode ser ajustado, se for necessário.

  • Tempo de deteção da carga: é a duração após a qual o monitor da bateria sincroniza e reinicia o SoC em 100 %. Para que a sincronização ocorra, a tensão carregada e as condições da corrente de cauda também devem ser cumpridas. O valor esta predefinido em 3 min e pode ser ajustado, se for necessário.

  • Limite de descarga: este parâmetro tem duas funções:

    • A aplicação principal é definir o SoC mínimo para determinar até que ponto a bateria pode ser descarregada e garantir que existe energia suficiente para a autodescarga após um desligamento por SoC baixo.

      Uma profundidade de descarga limitada é positiva para a «saúde» da bateria, mas também proporciona energia de reserva para manter o sistema a funcionar, por exemplo, até ao nascer do sol nos sistemas solares.

      Quando o limite de descarga configurado for atingido, vai ser emitido um alarme de SoC baixo. Em seguida, o BMS muda para o modo OFF (desligado) com um atraso de 5 min, se não for detetada uma tensão de carga suficiente no lado do BMS.

      Definir o limite de descarga com zero (não recomendado) desativa esta função.

      Cuidado

      O limite de descarga evita uma descarga total e deve ser selecionado de modo que haja sempre energia suficiente na bateria para a autodescarga antes que esta possa ser recarregada.

      Exemplo: Um limite de descarga de 10 % ainda proporciona uma energia armazenada suficiente para que a autodescarga de uma bateria de 200 Ah dure cerca de nove meses sem recarregar.

    • É utilizado no cálculo para o valor «Tempo remanescente» ou «Tempo restante» apresentado na aplicação VictronConnect, num dispositivo GX ligado ou no portal VRM. O monitor da bateria utiliza a corrente de descarga real para calcular o tempo necessário até atingir o limite de descarga definido.

  • Nível de advertência de SoC baixo: o nível para o qual é emitida uma advertência antes de o limite de descarga ser atingido.

  • Estado de carga: para definir manualmente o estado da carga atual.

  • Sincronizar o SoC em 100 %: permite sincronizar manualmente o SoC para 100 %.

LSB_VC_Settings.svg

Definições VictronConnect para o Lynx Smart BMS

6.4. Definições do Distribuidor Lynx

Estas instruções apenas são aplicáveis se o sistema incluir um ou mais Distribuidores Lynx.

Cada distribuidor Lynx tem de receber um endereço e ser definido como A, B, C ou D. Isto pode ser feito com um interruptor DIP de duas vias localizado no seu interior. Consulte a secção 6.1.3. Endereço do Distribuidor Lynx do manual respetivo.

Utilize a aplicação VictronConnect para atribuir um nome personalizado a cada fusível (máximo de 16 carateres). Se o nome de fusível estiver vazio (zero carateres), o fusível será desativado e ignorado na monitorização.

  1. Aceda à página de Definições clicando no símbolo de engrenagem no canto superior direito.

  2. Nas Definições aceda às definições do Distribuidor Lynx.

  3. Toque no nome de um distribuidor. Abre-se um novo menu com os quatro fusíveis.

  4. Toque num fusível para atribuir um nome personalizado e/ou para desativar o fusível manualmente da monitorização.

LSB_VC_Settings_2.svg
LSB_VC_Settings_3.svg