13. FAQ
P1: O dispositivo vai guardar os dados e transmiti-los posteriormente quando o «gateway» estiver no raio de ação?
Não.
P2: O «firmware» do dispositivo pode ser atualizado?
Sim, será atualizado automaticamente. Não é possível fazer uma atualização manual.
P3: Como posso conectar diversos dispositivos VE.Direct ao dispositivo?
Pode ligar até dois dispositivos VE.Direct.
P4: Posso ligar este módulo e algo mais à porta VE.Direct em simultâneo?
Não.
P5: O módulo pode ser utilizado para comutar remotamente a saída de carga de um MPPT?
Não.
P6: O módulo pode ser utilizado para atualizar remotamente o «firmware» do BMV, MPPT ou inversor?
Não.
P7: O módulo pode ser utilizado para alterar remotamente a configuração do BMV, MPPT ou inversor?
Não.
P8: O módulo pode ser utilizado para realizar remotamente qualquer outra ação?
Sim, pode ativar o interruptor de relé integrado a partir do VRM.
P9: Posso utilizar o GlobalLink com um dispositivo GX (p. ex, Cerbo GX)?
Não é possível utilizar um GlobalLink com um dispositivo GX.
O GlobalLink deve ser utilizado, em vez de um dispositivo GX, para ligar um ou dois dispositivos VE.Direct compatíveis diretamente ao VRM através da ligação celular integrada. Os dados serão enviados diretamente ao portal VRM, não sendo necessário nenhum dispositivo GX.
Não pode ligar o GlobalLink diretamente a um dispositivo GX, pois foi concebido para ser ligado diretamente a dispositivos VE.Direct compatíveis (como um BMV ou MPPT). Se quiser ligar o seu dispositivo GX a uma rede 4G, utilize antes o GX LTE 4G.
P10: O Pacote de Pico de Potência dispõe de uma porta VE.Direct. O dispositivo é compatível com a mesma?
Não.
P11: Posso utilizar o meu próprio cartão SIM no dispositivo?
Sim.
P12: Posso utilizar o cartão SIM noutros dispositivos?
Não, o cartão SIM está bloqueado, tem um limite de dados restrito e não funciona noutros dispositivos.
P13: Posso reiniciar o dispositivo com os valores de fábrica?
Sim, pode repor as predefinições de fábrica do dispositivo para remover todas as definições efetuadas localmente. Para remover todos os dados do histórico, elimine a instalação correspondente no VRM.
P14: O dispositivo dispõe de GPS?
Não.
P15: Posso utilizar o dispositivo em Wi-Fi?
Não.
P16: O que acontece após cinco anos? Tenho de comprar um dispositivo novo?
Prevemos lançar um sistema de pagamento no VRM para quem pretende prolongar o SIM pré-pago para além do período inicial de cinco anos. Até esse momento, os cartões SIM no GlobalLink continuarão a funcionar normalmente e a Victron assumirá os custos de os manter ativos. Em alternativa, pode introduzir e utilizar o seu próprio cartão SIM.
P17: O GlobalLink é compatível com redes NB-IoT?
Não