O VE.Bus BMS NG é um Sistema de Gestão da Bateria (BMS) concebido especificamente para as baterias Victron Energy Lithium NG (não confundir com as baterias Lithium Battery Smart sem a designação NG). São baterias LiFePO₄ disponíveis em 12,8 V, 25,6 V e 51,2 V e em várias capacidades.
O VE.Bus BMS NG pretende fazer a interface e proteger as baterias Victron Lithium NG em sistemas com um inversor/carregador Victron VE.Bus ou inversor VE.Bus. Baseia-se nesta ligação para desempenhar funções essenciais como ativar / desativar a carga e a descarga com base nas condições da bateria.
As baterias podem ser ligadas em série, paralelo ou numa combinação de ambos para construir bancos de baterias adequados para tensões do sistema de 12 V, 24 V ou 48 V.
Nas configurações de 12 V e 24 V configurações, podem ser usadas até 50 baterias.
Nas configurações de 48 V, o máximo são 25 baterias.
Isto resulta numa capacidade de armazenagem máxima de:
192 kWh para sistemas de 12 V
384 kWh para sistemas de 24 V
128 kWh para sistemas de 48 V
Paras as especificações completas, consulte a página de produto da bateria Victron Lithium NG.
Proteção a nível celular
Os BMS monitorizam e protegem as células individuais da bateria ou do banco de baterias ligados. Com base nos sinais de estado recebidos da bateria, vai:
Iniciar um pré-alarme para advertir de uma subtensão iminente das células
Desconectar ou desligar cargas se ocorrer uma condição subtensão celular
Desligar o inversor os inversores/carregadores ou inversores VE.Bus em caso de subtensão da célula
Reduzir a corrente de carga se uma sobretensão ou sobreaquecimento da célula forem detetados nos inversores / carregadores VE.Bus ou inversores VE.Bus
Desconectar ou desligar os carregadores de bateria em caso de sobretensão ou sobreaquecimento da célula.
Bluetooth Smart
O VE.Bus BMS NG dispõe de Bluetooth inteligente integrado, o que permite configurar, monitorizar e atualizar o firmware sem fios através de smartphones, tablets Apple e Android ou outros dispositivos compatíveis. A aplicação VictronConnect permite configurar vários parâmetros.
Também inclui Instant Readout (leitura instantânea), que permite visualizar dados essenciais do BMS e da bateria como o SoC, temperatura da bateria, advertências e alarmes na lista de dispositivos da VictronConnect sem precisar de uma ligação ao produto.
Saída de Desconexão da Carga (LOAD)
Controla a entrada de ligar / desligar remoto de um BatteryProtect, Inversores, conversor CC-CC ou outras cargas com a funcionalidade de ligar / desligar remoto.
Normalmente, a saída é elevada, fica em flutuação livre quando a subtensão da célula for iminente. Corrente de saída máxima: 1 A (sem proteção contra curto-circuito).
Lembre-se de que pode ser necessário um cabo de ligar / desligar com ou sem inversão; consulte Apêndice A).
Saída de Desconexão do Carregamento (CHARGER)
A controlar a porta de Ligar/Desligar remoto carregador como um Carregador Smart IP43, um relé Cyrix-Li-Charge, um Combinador de Bateria Cyrix-Li-ct ou um BatteryProtect. A saída de Desconexão do Carregamento não é adequada para alimentar uma carga indutiva como uma bobina de relé.
A saída é normalmente elevada, converte-se em - flutuação livre em caso de sobretensão ou de sobreaquecimento iminente das células. saída Corrente máxima: 500 mA (sem proteção contra curto-circuito).
Terminal de ligar/desligar remoto
Permite o controlo remoto das saídas de desconexão do Carregamento e da Carga. Quando estão desligadas, ambas as saídas ficam em flutuação livre, o que desconecta as cargas e os carregadores.
Consiste em dois terminais: L Remoto e H Remoto.
Pode ser utilizado com:
Um interruptor ou contacto de relé entre L e H.
H comutado para o positivo da bateria ou L comutado para o negativo da bateria.
Importante
Para um funcionamento correto, deve ser instalado um interruptor de ligar / desligar ou o anel metálico predefinido.
Saída de pré-alarme (PRE-ALARM)
Emite uma advertência acústica ou visual se a tensão da bateria for baixa, que é ativada, pelo menos, 30 s antes de a saída de desconexão da Carga ser desativada por subtensão da célula.
Pode acionar um relé, um LED ou um sinal sonoro. Corrente de saída máxima: 1 A (sem proteção contra curto-circuito).
A saída está normalmente em flutuação livre e torna-se elevada em caso de subtensão iminente das células.
Limite de descarga configurável
Define o SoC mínimo para evitar a descarga excessiva e assegurar uma energia restante suficiente para a autodescarga após um desligamento por SoC baixo.
Pode ser definido um nível de advertência de SoC baixo, o que ativa uma advertência na VictronConnect que o limite de descarga está prestes a ser atingido. A saída de pré-alarme é ativada quando o nível de advertência for atingido. O valor definido deve suficientemente elevado para permitir a recarga da bateria e evitar um desligamento por SoC baixo.
O alarme por SoC baixo é acionado quando o limite de descarga for atingido e o BMS desativa imediatamente a saída ATD, desligando efetivamente todas as cargas controladas.
Indicadores LED
LED do Estado de Bluetooth azul:
LED de erro vermelho:
LED de estado VE.Bus:
Conectividade e comunicação com o dispositivo GX
Controlo de ligar/desligar/apenas carregador dos produtos VE.Bus através de um dispositivo GX.
Controlo dos carregadores solares GX DVCC. Não é necessário instalar um BatteryProtect ou Cyrix-Li-Charge para controlar os carregadores solares através do BMS, como acontece no VE.Bus BMS V1.
Possui ligações de entrada e saída de potência separadas para os dispositivos GX.
A saída GX-Pow proporciona energia ao dispositivo GX a partir da bateria ou da entrada Aux-In, dependendo de qual tenha uma tensão superior.
Terminal de ligar/desligar remoto verdadeiro
O VE.Bus BMS NG deve permanecer conectado ao positivo da bateria para manter o Multi no modo de baixo consumo, mesmo quando a entrada CA estiver disponível (o Multi interrompe a inversão / carregamento, fecha o interruptor de transferência e indica um erro de bateria fraca com os LED de estado).
Potência auxiliar opcional para acesso remoto
Os utilizadores que queiram assegurar um acesso remoto constante por VRM, mesmo quando o sistema for desligado (p. ex., devido a uma subtensão da bateria ou desligamento do inversor/carregador) podem ligar um adaptador CA-CC (não proporcionado pela Victron) ou outra fonte de alimentação à entrada Aux-In. Isto mantém o dispositivo GX alimentado desde que a potência auxiliar esteja disponível, permitindo o diagnóstico remoto se ainda houver conectividade de Internet. Consulte nas Especificações técnicas do VE.Bus BMS NG a classificação de potência necessária de um adaptador CA-CC.
A embalagem inclui os seguintes itens:
1 x VE.Bus BMS NG | |
1 detetor da rede elétrica | |
1 cabo UTP RJ45 de 0,3 m | |
Peça de fita adesiva de velcro |
O cabo elétrico CC para alimentar o BMS não está incluído. Pode utilizar qualquer cabo monofilamento com, pelo menos, 0,75 mm2 (AWG 16) e um fusível em linha 1 A.