Skip to main content

Multi RS

3. Descrição Geral

Nesta secção:

O Multi RS é um potente inversor de onda sinusoidal, carregador com comutador de transferência automático.

Foi concebido para trabalhar com um banco de baterias de 48 V e produzir uma saída de onda sinusoidal de 230 V CA.

3.1. Duas saídas CA

Além da saída ininterrupta (AC-out-1) habitual, dispõe de uma saída auxiliar (AC-out-2) que desliga a carga em caso de funcionamento apenas com bateria. Exemplo: uma caldeira elétrica que só funciona se a entrada CA estiver disponível.

Existem várias aplicações para AC-out-2.

3.2. PowerControl – aproveitamento máximo de uma potência CA limitada

O produto consegue produzir uma enorme corrente de carregamento. Isto implica um carregamento intenso da entrada CA. Deste modo, é possível definir uma corrente mínima. O Multi RS considera os restantes utilizadores da corrente e utiliza apenas a corrente «excedente» no carregamento.

3.3. PowerAssist – Utilização alargada da corrente de entrada CA:

Esta função é uma extensão do PowerControl, o que permite que o Multi RS suplemente a capacidade da fonte de alimentação de entrada CA disponível. Se for necessário um pico de potência durante um período limitado, como acontece frequentemente, o Multi RS compensa imediatamente a eventual falta de potência de entrada CA com a bateria. Quando a carga CA diminuir, a alimentação de entrada CA disponível será utilizada para recarregar a bateria. O Multi RS pode proporcionar uma produção até 50 A para as cargas. Os relés de entrada CA são limitados a 50 A (Multi RS- 2 localizadores) e o inversor pode adicionar até 25 A contínuos nas melhores condições (quando aquece, este valor diminui). Esta potência vem da bateria e/ou do PV CC (a energia PV CC também precisa de passar pelo inversor antes de atingir as cargas CA).

O Multi RS pode produzir até 50 A para as cargas. Os relés de entrada CA são limitados a 50 A e o inversor pode adicionar até 25 A contínuos nas melhores condições (quando aquece, este valor diminui). A potência CA adicional é fornecida a partir da bateria.

Atenção

A saída CA deve ser protegida contra as sobreintensidades. Um disjuntor de 50 A nominais ou menos deve ser instalado nos terminais de saída CA.

3.4. Programável

Todas as definições programáveis e referências interativas da rede elétrica neste produto podem ser alteradas com um telemóvel ou computador (o Windows precisa de um conector «dongle» VE.Direct para USB), através do «software» VictronConnect gratuito disponível na App Store do seu dispositivo ou em www.victronenergy.com.

3.5. Relé programável

O produto está equipado com um relé programável pelo utilizador. O relé pode ser programado para diferentes aplicações como, por exemplo, um relé de alarme de baixa tensão.

3.6. Portas programáveis de entrada/saída digital/analógica

O produto está equipado com duas entradas analógicas/digitais e um relé programável.

Estas portas podem ser utilizadas com várias finalidades. Uma aplicação compreende a comunicação com o BMS para autorizar a carga e a descarga de uma bateria de iões de lítio.

3.7. Monitor de bateria integrado

A solução ideal quando o produto faz parte de um sistema híbrido (entrada CA, inversores/carregadores, bateria de armazenagem e energias alternativas). O monitor de bateria integrado pode ser configurado para abrir ou fechar o relé.

  • início com uma % de descarga predefinida,

  • início (com um atraso predefinido) a uma tensão de bateria predefinida

  • início (com um atraso predefinido) a um nível de carga predefinido

  • paragem com uma tensão da bateria predefinida

  • paragem (com um atraso predefinido) depois de a fase de carga inicial terminar

  • paragem (com um atraso predefinido) a uma carga predefinida.

3.8. Elevada eficiência

Eficiência excecional do inversor/carregador - eficiência máxima de 96 %. O inversor é imune aos curto-circuitos e está protegido contra o sobreaquecimento, tanto causado por sobrecarga, como por uma temperatura ambiente elevada.

3.9. Função de mudança de frequência

Nota

A informação desta secção não é aplicável quando a entrada CA estiver ligada e a funcionar normalmente ou quando o ESS estiver a funcionar normalmente. A mudança da frequência não é possível com a entrada CA ligada.

A mudança de frequência apenas é possível quando a entrada CA do Multi RS estiver desligada.

Quando os inversores PV externos estiverem ligados à saída CA do Multi RS, o excedente de energia solar recarrega as baterias. Quando a tensão de absorção da bateria for atingida, o Multi RS aumenta automaticamente a frequência de saída para reduzir a potência de carga do inversor PV (não é necessário configurar). A frequência deparagem f é de 53,2 Hz. No entanto, o inversor PV CA pode precisar de uma configuração adicional.

Esta função é utilizada para proteger da sobrecarga e assistência solar.

O Multi RS não permite carregar completamente a bateria para o Estado de Carga de 100 % através de um inversor PV CA externo.

É uma precaução de segurança para evitar o carregamento excessivo da bateria quando não for possível regular a saída PV CA rapidamente para impedir o desligamento do sistema. Como resultado, haverá sempre alguma capacidade disponível na bateria para absorver o excedente de energia.

Para realizar uma carga completa com energia solar, deve ligar um MPPT acoplado a CC externo.

3.10. Inversor de elevada potência

Potência de pico elevada - O inversor consegue fornecer uma potência de saída CA máxima para um pico de 9000 W ou 50 A CA, durante 3 s. Isto proporciona um funcionamento regular no arranque do motor e noutras cargas de pico exigentes.

Proteção de temperatura - Proteção contra o sobreaquecimento e a descarga de potência com temperatura elevada.

3.11. Bateria com isolamento galvânico

Os terminais de bateria estão isolados galvanicamente dos terminais CA.

3.12. Interface e comunicações

Porta VE.Direct e duas portas VE.Can

O Multi RS apenas suporta uma ligação de dados com um dispositivo GX (isto é, Cerbo GX) através da porta VE.Can e não da porta VE.Direct. A porta VE.Direct pode ser utilizada para ligar um GlobalLink 520 de monitorização de dados remota ou um «dongle» USB para VE.Direct, de forma a aceder à VictronConnect num computador Windows.

Monitor do dispositivo

Um monitor LCD retroiluminado apresenta a informação operacional como os níveis da bateria, o rendimento solar e os ícones do sistema.

Conector E/S do utilizador

  • Aux 1, 2 entradas

  • Relé programável

  • Sensor de tensão das baterias (Vsense)

  • Sensor de temperatura da bateria (Tsense)

  • Remoto H e Remoto L - Configurável

Bluetooth Smart integrado

A solução sem fios para configurar, monitorizar e atualizar o controlador com «smartphones» Apple e Android, «tablets» ou outros dispositivos compatíveis

Configuração e monitorização com VictronConnect

Configure com a aplicação VictronConnect. Disponível para dispositivos iOS, Android, bem como para computadores macOS e Windows.

Pode ser necessário um acessório USB para os sistemas Windows; introduza «VictronConnect» no campo de pesquisa do nosso «site» e consulte a página de transferências desta aplicação para obter mais informação.

Download VictronConnect

3.13. Carregador de baterias

As baterias podem ser carregadas por uma fonte CA compatível ou um gerador ligado à entrada CA ou um inversor de rede PV CA ligado na saída CA. A corrente de carga total máxima da bateria é de 100 A.

Se um inversor de rede PV adicional (máx. de 5000 W) estiver ligado, a corrente de carga total máxima da bateria está limitada a 100 A. A corrente de carga máxima de 100 A é reduzida se a tensão da bateria superar 60 V. O instalador também pode definir um valor personalizado da corrente de carga máxima (até 100 A) na VictronConnect. O inversor de rede PV apenas carrega a bateria até ~95 %.

A corrente de carga máxima das fontes CA depende das tensões de entrada, da corrente da bateria e da temperatura ambiente. Por exemplo, numa entrada CA de 230 V, tensão da bateria de 57,6 V e 25 °C, a corrente de carga máxima será 88 A. Consulte a secção de Limitações para obter mais informações.Limitations

O algoritmo do carregador proporciona parâmetros predefinidos da bateria e permite um modo especialista para definir os parâmetros de carga adicionais.

3.13.1. Baterias de chumbo-ácido

Algoritmo de carga adaptativa em 4 etapas: inicial - absorção - flutuação - armazenamento

O sistema de gestão de baterias adaptável ativado por microprocessador pode ser usado em vários tipos de baterias. A função adaptável adequa automaticamente o processo de carga à aplicação da bateria.

A carga certa: tempo de absorção variável

Em caso de uma descarga ligeira da bateria, a absorção é reduzida para evitar sobrecargas e uma formação excessiva de gases. Depois de uma descarga em profundidade, o tempo de absorção é aumentado automaticamente para carregar completamente a bateria.

Prevenção de danos por gaseificação excessiva: o modo BatterySafe (bateria segura)

Se escolher uma combinação de corrente de carga e de tensão de absorção elevadas para carregar a bateria rapidamente, pode evitar os danos por gaseificação limitando automaticamente o aumento da tensão quando atingir o ponto de gaseificação.

Menos manutenção e desgaste quando a bateria não está a ser utilizada: modo de armazenagem

O modo de armazenagem é ativado quando a bateria não sofre uma descarga durante 24 horas. Neste modo, a tensão de flutuação é reduzida para 2,2 V por célula, de modo a minimizar a gaseificação e a corrosão das placas positivas. Uma vez por semana, a tensão é aumentada de novo até ao nível de absorção para «equalizar» a bateria. Esta função previne a estratificação do eletrólito e a sulfatação, que são as principais causas de avaria nas baterias.

Sensor de tensão da bateria: a tensão carregada correta

As perdas causadas pela resistência do cabo podem ser compensadas com este sensor que mede a tensão diretamente no barramento CC ou nos terminais da bateria.

Compensação da tensão e da temperatura da bateria

O sensor de temperatura incluído reduz a tensão de carga quando aumenta a temperatura da bateria. Isto é particularmente útil nas baterias sem manutenção que, de outra forma, secariam devido a sobrecarga.

3.13.2. Baterias de iões de lítio

Baterias LiFePO4 Smart ou NG da Victron

Quando utilizar as baterias LiFePO4 da Victron, o sistema terá de ser ligado através de um BMS Victron compatível.

Lynx Smart BMS NG

Este BMS é recomendado quando o sistema utiliza também um dispositivo GX. É ligado através da interface do bus VE.Can. Nota: quando utilizar este BMS, defina o modo remoto como ligar /desligar remoto quando colocar o produto em funcionamento na aplicação VictronConnect.

Small BMS NG

- Este BMS é conectado ao Multi RS através dos contactos de autorização de carga e autorização de descarga a partir de Victron smallBMS NG para a porta de ligação E/S do Multi RS. Nota: quando utilizar este BMS, deve configurar para o modo remoto de dois fios BMS quando colocar o produto em funcionamento na aplicação VictronConnect.

Baterias de lítio BMS-Can compatíveis

As baterias de lítio BMS-CAN compatíveis podem ser utilizadas com o Multi RS; no entanto, devem ser ligadas através da porta BMS-Can do dispositivo GX (como o Cerbo GX) e não diretamente à «interface» de comunicação do Multi RS. Consulte o Guia de Compatibilidade da Bateria da Victron para obter informação mais específica.

3.13.3. Mais sobre baterias e carga

O nosso livro «Energy Unlimited» disponibiliza mais informação sobre baterias e o seu carregamento e pode ser obtido gratuitamente em: https://www.victronenergy.pt/support-and-downloads/technical-information.

Para obter mais informação sobre o carregamento adaptável, consulte a secção de Informação Técnica Geral no nosso sítio Web.

A Victron proporciona um programa abrangente de Formação «Online» através do portal https://www.victronenergy.pt/information/training . A aprovação nesta formação é essencial para os projetistas e instaladores do sistema, sendo reconhecida por um certificado de conclusão.

3.14. Opções de configuração

Carregamento adaptativo de três passos

O Controlador de Carga está configurado para um processo de carregamento de três etapas: Inicial – Absorção – Flutuação.

Também é possível programar uma carga de equalização circular.

Inicial- Durante esta etapa, o controlador proporciona toda a carga possível para recarregar rapidamente as baterias.

Absorção - Quando a tensão da bateria atingir o valor da tensão de absorção, o controlador muda para o modo de tensão constante. Quando a descarga for reduzida, o tempo de absorção é encurtado para evitar a sobrecarga da bateria.

Depois de uma descarga intensa, o tempo de absorção é aumentado automaticamente para garantir que a bateria fica carregada completamente.

Adicionalmente, o período de absorção também termina quando a corrente de carga diminuir para menos de 2 A.

Flutuação - Durante esta etapa, a tensão de flutuação é aplicada à bateria para a manter num estado de carga total.

Sensor externo opcional da temperatura e da tensão

As ligações com fios estão disponíveis para medir a tensão e a temperatura da bateria. O carregador solar utiliza estas medidas para otimizar os seus parâmetros de carga. A precisão dos dados que transmite irá melhorar a eficiência do carregamento da bateria e prolongar a sua vida útil.

O sensor de bateria Smart e as outras funções de rede VE.Smart não são suportados atualmente.

Entrada de Ligar/Desligar Remoto

«L remoto» funciona como «autorização de carga» se estiver selecionada uma bateria de lítio e «H remoto» funciona como «autorização de descarga». Utilize o SmallBMS-NG com baterias Victron Li para esta funcionalidade, de modo a proteger as baterias com o Multi RS.

Relé programável

Pode ser programado (com um smartphone) para abrir ou fechar um alarme ou para outros eventos.

3.15. Limitações

O ESS completo não é suportado

O Multi RS ainda não é compatível com os códigos da rede elétrica e, portanto, não funciona em todas as instalações ESS.

Veja o tópico sobre as funções do ESS para mais detalhes.

Nota: No funcionamento fora da rede e para impedir a injeção na rede ou no gerador, o modo ESS deve ser definido como «Manter as baterias carregadas».

Os assistentes e os controlos avançados não são compatíveis

O Multi RS não permite a programação com os assistentes VE.Configure. A personalização e os controlos estão limitados atualmente ao indicado nas definições da aplicação VictronConnect. Pode utilizar o modo de demonstração Multi RS na aplicação VictronConnect para ver os recursos disponíveis neste momento. Prevemos que uma funcionalidade de controlo similar acabe por ser incluída na VictronConnect.

As unidades em paralelo não são compatíveis

O Multi RS não é compatível com unidades em paralelo. Ainda não é possível saber se a revisão do «hardware» atual será compatível com as configurações em paralelo através de uma atualização futura do «firmware».

Limitações da potência de carregamento máxima

O Multi RS pode carregar as baterias de duas fontes, entrada CA e saída CA com um inversor PV CA.

  • A corrente de carga máxima das fontes CA é indicada na figura abaixo. Por exemplo, 88 A (CC) a 230 VCA e tensão de bateria de 57,6 VCC.

  • A corrente de carga total máxima combinada da bateria a partir de fontes CA é de 100 A (CC).

Existe um limite de corrente CA adicional que limita a corrente do inversor a 25 A (CA) após aproximadamente 4 min, sendo possível ligar cargas superiores.

A potência de carregamento máxima de uma fonte de alimentação CA é de 5000 W a 230 VCA. Aumentar a tensão CA aumenta ligeiramente este limite de potência e diminuir a tensão CA também a diminui.

multi-rs-max-charge-current.png

É uma corrente de carregamento teórica MÁXIMA e as limitações adicionais, como a temperatura ambiente e o fluxo de ar também reduzem a saída real.

A saída CA2 não é programável nem controlada por relé

A saída CA2 está ligada internamente à entrada CA. Não existe nenhum interruptor de contacto do relé interno que possa desligar ou voltar a ligá-lo através da programação. Também não existe nenhum atraso desde quando a entrada CA está conectada até quando flui para a saída CA2.