Manual do carregador solar MPPT

6. Funcionamento

Ver também:

6.1. Arranque

O carregador começa a funcionar mal seja ligado a uma bateria e/ou a um painel solar. Mal o carregador solar tenha sido ligado, pode comunicar através da porta VE.Direct . Os dados do carregador solar podem ser lidos e as definições podem ser feitas com a VictronConnect ou com um ecrã adicional.

O carregador solar começa a carregar a bateria quando a tensão PV for 5 V maior que a tensão da bateria. Para que o carregamento continue, a tensão PV deve permanecer pelo menos 1 V acima da tensão da bateria.

6.2. Carregamento das baterias

O controlador de carga iniciará um ciclo de carga novo todas as manhãs, quando o sol começa a brilhar e quando a tensão PV for 5 V superior à tensão da bateria.

Método predefinido para determinar a duração e o fim da absorção nas baterias de chumbo-ácido

O comportamento do algoritmo de carga dos carregadores solares difere dos carregadores de bateria CA conectados. Leia esta secção do manual atentamente para compreender o comportamento da carga solar e siga sempre as recomendações do fabricante da bateria.

Aviso

Os valores da tensão mencionados nesta secção referem-se a sistemas de 12 V, para os sistemas de 24 V, multiplique-os por dois e, para os sistemas de 48 V, por quatro.

Por defeito, o tempo de absorção é determinado segundo a tensão de bateria inativa no início de cada dia, com base na seguinte tabela:

Tensão da bateria no arranque

Multiplicador

Tempo de absorção máximo

< 11,9 V

x 1

6 h

11,9 V a 12,2 V

x 0,66

4 h

12,2 V a 12,6 V

x 0,33

2 h

> 12,6 V

x 0,16

1 h

A tensão de absorção por defeito são 14,4 V e a de flutuação são 13,8 V.

O contador de tempo de absorção é iniciado após a mudança de inicial para absorção.

Os carregadores solares MPPT também terminarão a absorção e mudarão para a flutuação quando a corrente da bateria for inferior ao limite do limiar de baixa corrente, a “corrente de cauda”. Valor da corrente de cauda por defeito: 1A.

As definições (tensões, multiplicador do tempo de absorção e corrente de cauda) podem ser modificadas com a aplicação VictronConnect.

Existem duas exceções para o funcionamento normal:

  • Com a utilização num sistema ESS, o algoritmo do carregador solar está desativado ou, em alternativa, segue a curva indicada pelo inversor/carregador.

  • Para baterias de lítio CAN-bus, como BYD, a bateria informa o sistema, incluindo o carregador solar, sobre a tensão de carga a usar. Este Limite da Tensão de Carga (CVL) pode ser, para algumas baterias, inclusivamente dinâmico; muda com o tempo e com base, por exemplo, na tensão de célula máxima no pacote e noutros parâmetros.

Variações do comportamento de carga previsto

  • Pausa do contador do tempo de absorção:

    O contador do tempo de absorção começa quando a tensão de absorção configurada for atingida e para quando a tensão de saída for inferior à tensão de absorção configurada. Um exemplo da ocorrência desta queda de tensão será a insuficiência da energia PV (devido a nuvens, árvores, edifícios) para carregar a bateria e para alimentar as cargas.

  • Reiniciar o processo de carga:

    O algoritmo de carga irá reiniciar-se se a carga parar durante uma hora. Isto pode acontecer quando a tensão de PV for inferior à tensão da bateria devido ao mau tempo, sombreamento ou causas similares.

  • Bateria a ser carregada ou descarregada antes do carregamento solar iniciar:

    O tempo de absorção automático baseia-se na tensão da bateria de arranque (ver tabela). Esta estimativa do tempo de absorção pode ser incorreto se houver uma fonte de carga adicional (p. ex., alternador) ou carga nas baterias. Isto é um problema inerente no algoritmo por defeito. No entanto, na maior parte dos casos, continua a ser melhor que um tempo de absorção fixo, independentemente de outras fontes de carga ou do estado da bateria. É possível contornar o algoritmo do tempo de carga por defeito ao definir um tempo de absorção fixo quando realizar a programação do controlador da carga solar. Tenha atenção, porque isto pode sobrecarregar as baterias. Consulte as definições recomendadas ao fabricante da bateria.

  • Tempo de absorção determinado pela corrente de cauda:

    Em algumas aplicações, pode ser preferível terminar o tempo de absorção com base apenas na corrente de cauda. Pode ser obtido aumentando o multiplicador do tempo de absorção por defeito (advertência: a corrente de cauda das baterias de chumbo-ácido não diminui para zero quando estas estão completamente carregadas e esta corrente «remanescente» pode aumentar substancialmente à medida que as baterias envelhecem.).

Predefinições para baterias LiFePO4

A tensão de absorção por defeito são 14,2 V (28,4 V, 56,8 V) e o tempo de absorção fixo são 2 h. A tensão de flutuação está definida em 13,2 V (26,4 V, 52,8 V). A equalização está desativada. A corrente de causa está definida em 0 A, pelo que o tempo de absorção completo está disponível para o equilíbrio das células. A compensação da temperatura está desativada e o corte de baixa temperatura está configurado como 5. Estas definições são recomendadas para as baterias LiFePO4, mas podem ser ajustadas se as especificações do fabricante da bateria assim o indicarem.

Reinício do algoritmo de carga:

A definição por defeito para reiniciar o ciclo de carga é Vbat < (Vflutuação – 0,4 V) para baterias de chumbo-ácido e Vbat < (Vflutuação – 0,1 V) para baterias LiFePO4, durante 1 min. Estes valores referem-se a baterias de 12 V; multiplique por dois para as de 24 V e por quatro para as de 48 V.

6.3. Equalização automática

Atenção

Não equalizar as baterias de Gel, AGM, VRLA ou lítio.

A equalização pode causar danos na bateria se esta não for adequada para este tipo de carga. Verifique sempre junto do fabricante da bateria antes de ativar a equalização.

A equalização automática está desativada por defeito. Se estiver ativada, pode ser configurada com um número entre 1 (todos os dias) e 250 (uma vez a cada 250 dias).

Quando a equalização automática estiver ativa, a carga de absorção será seguida de um período de corrente constante com a tensão limitada. A corrente está limitada por defeito a 8 % da corrente inicial e pode ser ajustada de 0 % a 100 %. A corrente inicial é predefinida como a corrente de carga máxima do carregador solar, exceto se tiver escolhido uma corrente de carga menor.

A duração da equalização máxima está predefinida em 1 h e pode ser configurada de 0 min a 24 h. A equalização automática terminará quando o limite de tensão for atingido ou quando a duração da equalização máxima definida for atingida, o que ocorrer primeiro.

Se a equalização automática não terminar num dia, será retomada no dia seguinte. A sessão de equalização seguinte decorrerá conforme determinado pelo intervalo diário.

6.4. Baterias de lítio

As baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePo4) não precisam de ser completamente carregadas para prevenir uma avaria prematura. As definições (recomendadas) para o lítio são:

Definição

Sistema 12 V

Sistema 24 V

Sistema 48 V

Tensão de absorção

14,2 V

28,4 V

56,8 V

Tempo de absorção

2 h

2 h

2 h

Tensão de flutuação

13,2 V

26,4 V

52,8 V

Estas definições são ajustáveis.

6.5. Procedimento para desligar e voltar a ligar o carregador

O carregador solar está sempre ativo enquanto os terminais do PV e/ou da bateria recebem alimentação. O carregador solar não dispõe de um botão de ligar/desligar.

Para desligar o carregador solar, execute as seguintes ações na ordem indicada:

  1. Desconecte a alimentação PV para o carregador solar desligando a alimentação PV ou removendo os fusíveis.

  2. Desconecte a alimentação da bateria para o carregador solar desligando a alimentação da bateria ou removendo os fusíveis.

Para depois voltar a ligar o carregador, execute as seguintes ações na ordem indicada:

  1. Conecte a alimentação da bateria para o carregador solar ligando a alimentação da bateria ou inserindo os fusíveis.

  2. Voltar a conectar a alimentação PV para o carregador solar ligando a alimentação PV ou inserindo os fusíveis.

6.6. Procedimento de manutenção

O carregador solar não precisa de manutenção regular.