Manual do carregador solar MPPT

7. Monitorização

Ver também:

Este capítulo descreve os vários métodos de monitorização e, para cada método, como aceder aos dados em direto, aos dados históricos e aos erros.

7.1. Indicações LED

O carregador solar tem dois LED, um verde e outro amarelo. Ambos indicam o estado operacional do carregador solar.

  • O LED verde indica o algoritmo da saída de carga escolhido.

  • O LED amarelo indica a fase de carga.

LED

Descrição

LED verde aceso

O carregador solar está configurado com um algoritmo de controlo da saída de carga convencional.

LED verde intermitente

O carregador solar está configurado com um algoritmo de controlo da saída de carga BatteryLife.

LED amarelo aceso

Fase de carga de flutuação, a bateria está completamente carregada, o estado da carga corresponde a 100 %.

LED amarelo intermitente lento

Fase de carga de absorção, o estado de carga da bateria varia de 80 % a 100 %.

LED amarelo intermitente rápido

Fase de carga inicial, o estado de carga da bateria varia de 0 % a 80 %.

LED amarelo apagado

Sem energia do painel PV (noite ou pouca luz) ou o módulo PV foi ligado com a polaridade invertida.

Para obter a informação mais recente e atualizada sobre os códigos de intermitência do LED, consulte a «app» Victron Toolkit. A aplicação está disponível para Apple e Android, A aplicação pode ser descarregada das respetivas «app stores» ou, em alternativa, aceda às ligações de «download» na nossa página de descarga de «software».

7.2. Códigos de erro

Em caso de erro, um código de erro será visualizado através da VictronConnect, de um monitor, de um dispositivo GX ou num VRM. Cada número corresponde a um erro específico.

Consulte a lista completa dos códigos de erro e o respetivo significado no apêndice: Vista geral do código de erro do carregador.

7.3. Monitorização através da aplicação VictronConnect

Pode utilizar a aplicação VictronConnect para monitorizar o carregador solar, consultar os valores históricos e verificar os erros ou as advertências operacionais.

Este capítulo explica a utilização da aplicação VictronConnect. Consulte no manual VictronConnect a informação sobre a própria aplicação como: a instalação, a ligação ao carregador solar, a atualização do «firmware» e muito mais.

Nota

Neste capítulo, quando se fizer referência à tensão da bateria, irá ser assumida uma bateria de 12 V.

Para obter os valores de baterias de 24 V, 36 V ou 48 V, multiplique os valores para 12 V por um fator de dois, três ou quatro, respetivamente.

7.3.1. Ecrã de estado VictronConnect

O ecrã de estado visualiza o nome do modelo do carregador solar, juntamente com a informação em direto do mesmo.

VC_-_Status.png

Rede Smart

  • A presença do símbolo da Rede VE.Smart VESmart_network_symbol.svg indica que o carregador solar está configurado para a Rede VE.Smart e que recebe os dados de temperatura e/ou da tensão da bateria da mesma.

Solar

  • O medidor solar mostra a produção solar em relação à potência de saída máxima que o carregador solar consegue gerar com a tensão de bateria definida e visualiza um valor em tempo real da potência de saída do módulo solar.

  • A tensão solar medida nos terminais solares do carregador solar.

  • A corrente solar que flui do módulo PV para o carregador solar.

Bateria

  • A tensão da bateria medida nos terminais solares do carregador solar.

  • A corrente que flui do carregador solar para ou da bateria. Um sinal de mais indica que a corrente está a fluir para a bateria e um sinal de menos indica que a corrente está a ser retirada da bateria.

  • O estado da bateria indica o estado de carga da bateria ou se um controlo externo está ativo. Estes são os estados possíveis:

    Carga inicial

    Durante esta fase o carregador solar fornece toda a corrente de carga possível para carregar as baterias rapidamente. Quando a tensão da bateria atingir a definição da tensão de absorção, o carregador solar ativa esta fase.

    Absorção

    Durante esta fase, o carregador solar muda para o modo de tensão constante, no qual é aplicada uma tensão de absorção predefinida. Quando a corrente de carga for inferior a 1A ou a duração de absorção predefinida tiver terminado, a bateria está completamente carregada e o carregador solar entrará na fase de Flutuação. Lembre-se de que se estiver a ser realizada uma equalização automática, também será indicada como absorção.

    Flutuação

    Durante esta etapa, a tensão de flutuação é aplicada à bateria para manter um estado totalmente carregado. Quando a tensão da bateria cair abaixo da tensão de flutuação durante pelo menos 1 minuto, um novo ciclo de carga será disparado

    Controlo externo

    Será visualizado quando outro dispositivo estiver a controlar o comportamento de carga do carregador solar, contornando o algoritmo de carga normal. Exemplos de quando o carregador solar é controlado por um sistema ESS ou por uma bateria gerida.

  • Se o carregador solar não estiver a carregar, será visualizada a mensagem «Porque o carregador está desligado?» Ao clicar nesta mensagem, abre-se uma nova janela com mais informação sobre o motivo por que o carregador solar não está a carregar.

Saída de carga

  • O estado da saída de carga, que se liga e desliga.

  • A corrente consumida pelas cargas como dispositivos eletrónicos, luzes, frigorífico e outros.

  • A energia consumida pelas cargas.

  • Nota

    Para que as leituras da saída da carga sejam fiáveis, todas as cargas devem ser ligadas diretamente à saída de carga, incluindo os respetivos terminais negativos. Caso contrário, considere adicionar um monitor de bateria que medirá toda a corrente que entra ou sai da bateria, incluindo as cargas ligadas diretamente à bateria e não apenas aos terminais da saída de carga do carregador solar.

    7.3.2. Ecrã do histórico VictronConnect

    O ecrã do histórico mostra um sumário dos dados recolhidos nos 30 dias anteriores. Deslize o ecrã para a direita ou a esquerda para mostrar qualquer um dos dias anteriores.

    VC_-_History.png

    Para mudar entre a apresentação de retrato ou de paisagem do ecrã, clique no ícone quadrado fragmentado, Fragmented_square_VictronConnect_closed.svg ou em Fragmented_square_VictronConnect_open.svg , na parte superior esquerda do ecrã.

    O registo diário mostra:

    • Rendimento solar A energia (Wh) convertida para esse dia.

    • Pmax solar: A potência máxima (W) registada durante o dia.

    • Vmax solar: A tensão (V) mais elevada do painel PV durante o dia.

    • Máximo e mínimo da bateria: O primeiro número mostra a tensão de bateria máxima (Vmax) para o dia. O número inferior é a tensão de bateria mínima (Vmin) para o dia.

    • Erros: Mostra o número diário de erros, se houver. Para obter mais informação sobre os erros, clique no ponto laranja. Pode precisar de deslizar o ecrã no seu dispositivo até cima para ver os erros.

    • Vida útil total: Apresenta a energia total convertida pela instalação (W e não é reconfigurável).

    • Desde a reinicialização: Apresenta quanta energia foi convertida pela instalação desde a última reinicialização.

    Clicar em qualquer barra (dia) no gráfico expande a informação. Irá mostrar a duração e a percentagem do tempo de carga total que o carregador solar passou em cada fase de Carga Inicial, Absorção e Flutuação.

    Dica

    Pode utilizar os tempos de carga para ver se o painel fotovoltaico está dimensionado corretamente para as suas necessidades. Um sistema que nunca atinja a fase de flutuação pode precisar de mais painéis. Ou talvez a carga deva ser reduzida?

    O histórico pode ser exportado como um ficheiro separado por vírgulas (CSV) ao clicar no símbolo de pontos ligados Export_symbol_VictronConnect_network.svg ou no símbolo de guardarExport_symbol_VictronConnect_save.svg na parte superior do ecrã do histórico. O símbolo varia, dependendo da plataforma em que a VictronConnect é utilizada.

    O histórico pode ser reiniciado ao clicar no relógio com o símbolo de seta Reset_history_symbol_VictronConnect.svg na parte superior direita do ecrã do histórico.

    7.3.3. Comunicar um erro VictronConnect

    A VictronConnect indicará os erros ativos quando estiver ligada ativamente ao carregador solar. O erro irá aparecer numa janela emergente no ecrã de estado com o número de erro, o nome e uma descrição breve do mesmo.

    A VictronConnect também vai mostrar erros históricos. Para visualizar estes erros, aceda ao separador «Histórico» e consulte a parte inferior de cada coluna diária. Se houver um erro, um ponto laranja indicará um erro.

    Active-error-historic-error.png

    Erro Ativo e erro Histórico

    7.4. Monitorizar com um dispositivo GX e VRM

    Se o carregador solar estiver ligado a um dispositivo GX, todos os dados podem ser acedidos através do mesmo. O dispositivo GX também notificará os alarmes ou as anomalias do carregador solar.

    Para obter mais informação, consulte o manual do dispositivo GX.

    Errors-via-GX-device.png

    O dispositivo GX visualiza uma notificação de alarme e os erros históricos.

    Se o dispositivo GX estiver ligado ao portal Monitorização Remota Victron (VRM), o carregador solar pode ser controlado à distância através da Internet.

    Todos dados, alarmes e erros do carregador solar estão acessíveis através do portal VRM e as definições podem ser alteradas remotamente no portal VRM através da aplicação VictronConnect.

    errors-via-VRM.png

    Registo do alarme de carregador solar através de VRM