4. Interface do Utilizador
4.1. Apresentação da interface do utilizador
Para seguir este manual, certifique-se de que a interface do utilizador «Nova IU» está ativada no seu dispositivo GX: Definições → Geral → Ecrã e Aspeto → Interface do utilizador.
A interface do utilizador oferece uma disposição organizada e intuitiva que simplifica o acesso e melhora a visibilidade dos dados.
Características
Consola remota: Consola remota: Funciona localmente no navegador (através de LAN ou VRM) e comunica diretamente com o dispositivo GX.
Modos de luz e escuro: Otimizados para condições de luz variáveis. O modo escuro está ativado por defeito.
4.2. A página Resumo
A página Resumo proporciona uma visão geral de dados essenciais do sistema através de um widget circular que pode ser personalizado.
As opções de configuração estão disponíveis em Definições → Geral → Ecrã e Aspeto → Página Resumo:
Para ajustar as unidades de dados de temperatura, volume ou energia elétrica, aceda a Definições → Geral → Ecrã e Aspeto → Unidades de dados. |
4.3. A página de Visão Geral
A disposição proporciona uma visão abrangente do sistema num único local, permitindo uma monitorização, controlo e gestão simples.
A página de Visão Geral está dividida em três secções:
Um botão na parte superior esquerda (acessível a partir de todas as páginas) abre o painel de controlo, proporcionando acesso rápido a:
Todos os itens com um contorno azul podem ser acionados por toque para abrir uma visualização detalhada. |
4.4. O menu Definições
O menu Definições está organizado em categorias de alto nível para facilitar a navegação. As faixas de navegação são apresentadas na parte superior do ecrã, mostrando a localização atual no menu. Com um único toque, pode voltar a qualquer nível na estrutura do menu.
Por exemplo, se o caminho apresentado for Definições > Geral > Data e Hora, ao tocar em Geral irá regressar ao menu Geral, enquanto que se tocar em Definições irá regressar ao menu principal de Definições. |
4.5. Painel Switch
O painel de Switch é um painel de controlo de acesso rápido, disponível através do ecrã tátil. Consola remota, ou VRM, para gerir funções de comutação em veículos, barcos ou sistemas estacionários.
Dispositivos compatíveis
Um botão no canto superior esquerdo da interface do utilizador abre este painel, permitindo o controlo sobre saídas digitais, relés e outros sistemas em dispositivos compatíveis. Este botão só é visível quando um dispositivo compatível está ligado. |
O layout do painel Switch é determinado pela configuração definida no menu Configuração de cada dispositivo ligado. As saídas podem ser agrupadas para simplificar a interface, o que é especialmente útil quando se gerem múltiplas saídas. |
Os dispositivos compatíveis com o painel Switch são configurados através do menu Configuração do dispositivo. Estão disponíveis as seguintes opções:
|
O painel Switch suporta os seguintes tipos de saída:
|
4.6. Página de Estado de suporte (verificações de modificações)
A página de verificação de Modificações está disponível em Definições → Geral. Fornece uma indicação clara se o dispositivo GX está a ser executado na sua configuração padrão ou se foi modificado.
Esta página ajuda os utilizadores, instaladores e distribuidores a reconhecer rapidamente as modificações no sistema e, se necessário, a restaurar o dispositivo para a sua configuração padrão. Isto reduz o tempo gasto com suporte e resolução de problemas.
Para verificar o estado do suporte:
Nota: Os artigos apresentados a laranja são suportados e fornecidos pela Victron Energy. No entanto, a utilização incorreta pode afetar a estabilidade do sistema. Durante a resolução de problemas, desative primeiro estes itens. O dispositivo GX também monitoriza o espaço livre na partição de dados e emite um alarme quando o espaço disponível desce abaixo dos 10 %. ImportanteUma partição de dados completa só é uma preocupação em dispositivos GX que executam a Imagem Venus OS Large imagem ou em sistemas que foram modificados para utilização avançada. Para aumentar o espaço livre, siga as instruções na documentação do Victron Node-RED/Signal. |
4.7. Perfil de segurança da rede
A definição do perfil de segurança da Rede permite controlar a forma como os dados são intercambiados localmente (através de Ethernet ou WiFi) remotamente (através de VRM).
Pode escolher entre três perfis:

* Ao atualizar de uma versão anterior a v3.50, o perfil é definido automaticamente para corresponder às definições configuradas previamente da rede e da Consola Remota. Os novos dispositivos enviados com v3.50 ou posterior tem a predefinição como Seguro.
** Todos os acessos em http serão redirecionados para o https equivalente.
*** Nas novas unidades enviadas com a versão v3.5 ou posterior, a senha do dispositivo predefinida é o mesmo número de seis dígitos PIN usado no Bluetooth, impresso na caixa exterior no dispositivo GX. Ao efetuar a atualização do dispositivo GX existente, o perfil de segurança é configurado automaticamente para corresponder às definições do utilizador, como a ativação da Consola Remota em LAN e a proteção da senha.
As alterações no perfil de segurança podem ser efetuadas em Definições → Geral → Acesso e segurança → Perfil de segurança da rede local no menu Definições. |
Dados do Perfil de segurança da rede
A definição do perfil de segurança de Rede aplica-se exclusivamente ao acesso à rede local. Não afeta a definição do acesso de dispositivo físico ou acesso no ecrã (Utilizador / Utilizador e Instalador), que são configuradas em separado.
Ao aceder à Consola Remota na LAN através HTTPS, o navegador visualiza uma advertência de certificado. Isto deve ser aceite para avançar.
Depois de iniciar a sessão na Consola Remota em LAN ou WiFi, a sessão de navegador continua ativa durante 365 dias antes de solicitar um início de sessão novo.
Recuperar uma senha perdida de acesso de rede
Se a senha de acesso da rede se perder, pode ser reiniciada com um dos seguintes métodos, dependendo do modelo de dispositivo GX:
A senha de acesso à rede pode ser alterada diretamente através do ecrã do dispositivo. Isto implica que o nível de acesso seja definido como Utilizador e Instalador.
Introduza uma pen USB configurada como uma pen de «Repor predefinições de fábrica» e reinicie o dispositivo. Consulte emProcedimento para reinicializar os valores de fábrica as instruções para criar uma pen USB.
Notas:
A senha do dispositivo pode ser alterada e deve ter, pelo menos, oito carateres de extensão.
O PIN Bluetooth mantém-se fixo em seis dígitos, de acordo com as normas Bluetooth.
4.8. A página Barco
A página Barco foi concebida para barcos elétricos e híbridos, combinando informações sobre o estado da bateria, a rotação do motor e a propulsão elétrica num único visor.
Os dados são apresentados pela rede NMEA 2000 (para sistemas de propulsão elétrica integrados) ou por um Victron SmartShunt A página Barco aparece no menu, juntamente com as páginas Resumo e Visão Geral, e também pode ser acedida remotamente através de VRM ou num ecrã GX.
Para uma breve introdução à página Barco e às suas funcionalidades, veja o vídeo abaixo:
4.8.1. Como integrar
A página Barco pode combinar dados de diferentes fontes, como GPS e sistemas de propulsão elétrica. A integração é possível através de dispositivos Victron, redes NMEA 2000 ou soluções personalizadas. As opções seguintes mostram como ligar os dados de GPS e de propulsão ao dispositivo GX.
GPS
Propulsão Elétrica
|
4.8.2. Exemplos de integração
Exemplo 1: SmartShunt
Para barcos com apenas um SmartShunt a medir um acionamento elétrico, a página Barco mostra:
|
Exemplo 2: SmartShunt com GPS
Igual ao Exemplo 1, com GPS. A página Barco mostra:
|
Exemplo 3: Motor de propulsão integrado através de NMEA 2000
Para a propulsão integrada através de NMEA 2000, a página Barco mostra:
|
Exemplo 4: Motor de propulsão integrado através de NMEA 2000 com GPS
Igual ao Exemplo 3, com GPS. A página Barco mostra:
|
4.8.3. Configuração
A página Barco pode ser personalizada de acordo com as suas preferências. Selecione as unidades de dados que melhor se adaptam à sua aplicação, enquanto a escala do medidor para potência, velocidade e RPM é definida automaticamente ou pode ser ajustada manualmente, se necessário.
|
4.8.4. Monitorização VRM
Os dados relevantes para o sistema de propulsão elétrica são disponibilizados no VRM, incluindo os dados detalhados na secção Avançado do VRM. |