Skip to main content

Blue Smart IP67 Charger

5. Instalação

5.1. Montagem

A Blue Smart IP67 Charger gama foi concebida para ser montada permanentemente na parede utilizando as abas laterais do carregador.

Antes da montagem, deve considerar os seguintes aspetos para identificar/proporcionar um local adequado e seguro:

  1. Instale o carregador num local com um bom fluxo de ar / ventilação natural; caso o fluxo de ar seja restrito, deve considerar a instalação de uma ventoinha de arrefecimento.

  2. Certifique-se de que existe espaço livre suficiente em volta do carregador; recomenda-se uma distância mínima de 100 mm por cima e por baixo.

  3. Instale o carregador num substrato não inflamável e certifique-se de que não existem objetos sensíveis ao calor nas imediações; é normal que o carregador aqueça durante o funcionamento.

  4. Instale o carregador num local no qual esteja protegido das condições ambientais, como água, humidade elevada e poeira, e também distante de quaisquer líquidos ou gases inflamáveis.

  5. Não instale nem coloque/utilize o carregador na parte superior da bateria, diretamente sobre a bateria ou num compartimento hermético com a bateria; as baterias podem emitir gases explosivos.

  6. Não cubra nem coloque quaisquer outros itens em cima do carregador.

Monte o Blue Smart IP67 Charger na vertical com o cabo de alimentação CC e o cabo de alimentação CA orientados para baixo; deve fixá-lo com os parafusos adequados para os orifícios de montagem.

Selecione e use parafusos com cabeça combinada (não use parafusos com cabeça plana/sentinela) e um diâmetro externo da rosca do parafuso que corresponda ao diâmetro interno do orifício/ranhura de montagem (~5mm de diâmetro externo máximo para permitir um ajuste livre).

Para facilitar a instalação, recomenda-se «suspender» a unidade com os dois parafusos superiores (deixe as cabeças dos parafusos a ~3 mm da superfície) e, em seguida, instale os dois parafusos inferiores, antes de apertar completamente os quatro parafusos.

Consulte no desenho abaixo as dimensões de montagem:

Drawing_-_Installation_-_BSC_IP67.png

5.2. Cablagem

  1. A gama Blue Smart IP67 Charger inclui cabos de alimentação CC adequados conectados ao carregador, com terminais de olhal M8 pré-montados; consulte a secção «Instalação > Cablagem > Cabo de alimentação CC» para obter mais informação.

    Image_-_DC_Power_Cable__without_Fuse__-_BSC_IP67.png
  2. Instale um disjuntor ou um fusível em linha com uma classificação adequada na cablagem de alimentação CC entre o Blue Smart IP67 Charger e a(s) bateria(s), localizado o mais próximo possível destas; consulte a secção «Instalação > Cablagem > Proteção de sobreintensidade» para obter mais informação.

    Image_-_DC_Power_Cable__Fuse__-_BSC_IP67.png
  3. Conecte o cabo de energia CC à bateria/baterias ou ao barramento de distribuição do sistema CC - siga as instruções relevantes para o tipo de instalação.

    1. Nas instalações com cabos ou quando carregar uma bateria fora de um veículo / instalação:

      1. Certifique-se de que o sistema CC está desligado (todas as cargas CC e as fontes de carga desligadas/isoladas) antes de desligar a cablagem existente da bateria/barramento de distribuição do sistema CC e de ligar o carregador aos terminais da bateria/barramento de distribuição do sistema CC.

      2. Ligar o cabo CC positivo (isolamento vermelho) ao terminal positivo (+) e o cabo CC negativo (isolamento negro) à ligação do terminal negativo (-); certifique-se de que a polaridade da ligação do cabo está correta.

      3. Aperte todo o equipamento de terminação dos cabos, de acordo com as especificações de binário do fabricante, usando uma chave de binário adequada e uma chave de fenda/soquete.

    2. Para instalações temporárias ao carregar uma bateria instalada num veículo, e o terminal negativo (-) da bateria está aterrado ao chassis do veículo (convencional):

      1. Conecte primeiro o cabo CC positivo/grampo da bateria (isolamento vermelho) diretamente ao terminal positivo (+) da bateria.

      2. Em seguida, conecte o cabo CC negativo/grampo da bateria (isolamento preto) a um ponto de aterramento adequado no chassis do veículo (não diretamente ao terminal negativo da bateria).

      3. Ao desconectar o carregador, desconecte os cabos CC/grampos da bateria na ordem inversa da conexão.

    3. Para instalações temporárias ao carregar uma bateria instalada num veículo, e o terminal positivo (+) da bateria está aterrado ao chassis do veículo (não convencional):

      1. Conecte primeiro o cabo CC negativo/grampo da bateria (isolamento preto) diretamente ao terminal negativo (-) da bateria.

      2. Em seguida, conecte o cabo CC positivo/grampo da bateria (isolamento vermelho) a um ponto de aterramento adequado no chassis do veículo (não diretamente ao terminal positivo da bateria).

      3. Ao desconectar o carregador, desconecte os cabos CC/grampos da bateria na ordem inversa da conexão.

  4. Ligue o cabo de alimentação CA do Blue Smart IP67 Charger a uma tomada elétrica; após um breve atraso o LED POWER (alimentação) acende-se o LED STATUS (estado) começa a piscar rapidamente.

    Image_-_LED_Charge_State_-_BSC_IP67.png

Aviso

Exemplos de esquemas de cabos que descrevem a maioria das configurações típicas de instalação também são fornecidos para referência; consulte a secção «Installation > Schematics» (Instalação > Esquemas) para obter mais informações.

5.2.1. Cabo de alimentação CC

A gama Blue Smart IP67 Charger inclui cabos de alimentação CC adequados ligados ao carregador, com terminais de olhal M8 pré-montados; se for necessário, pode reduzir ou reinstalar os terminais da cablagem de alimentação CC para se adaptar à instalação.

Image_-_DC_Power_Cable__without_Fuse__-_BSC_IP67.png

Consulte a tabela abaixo para determinar o tamanho / calibre do cabo de alimentação CC (área transversal) fornecido com cada modelo de Blue Smart IP67 Charger:

5.2.2. Proteção contra sobreintensidade

Para assegurar um funcionamento seguro e fiável, instale um disjuntor ou um fusível em linha com uma classificação adequada na cablagem de alimentação CC entre o Blue Smart IP67 Charger e a(s) bateria(s), localizado o mais próximo possível destas; isto é particularmente importante nas instalações com cabos.

O principal objetivo de um fusível ou disjuntor em linha localizado próximo da(s) bateria(s) (fonte de energia) é proteger as ligações elétricas e o sistema em caso de anomalia de sobreintensidade, como um curto-circuito na cablagem de alimentação CC; um fusível ou disjuntor localizado na unidade carregadora ou próximo da cablagem de alimentação CC não proporciona proteção contra um curto-circuito no comprimento não protegido da cablagem.

Num curto-circuito na cablagem de alimentação CC entre a(s) bateria(s) e o carregador, a(s) bateria(s) consegue(m) proporcionar uma corrente extremamente elevada através da cablagem de alimentação CC, o que pode resultar num sobreaquecimento grave ou potencialmente num incêndio, exceto se a(s) bateria(s) (fonte de energia) for(em) desconectada(s) imediatamente por um fusível ou disjuntor adequado.

Tenha em conta que a gama Blue Smart IP67 Charger (exceto o modelo 12/25) inclui um fusível em linha integrado no cabo de alimentação CC; no entanto, como este fusível em linha está localizado perto da unidade do carregador, não irá proteger a cablagem em caso de curto-circuito entre o fusível em linha e a(s) bateria(s) (fonte de energia).

Image_-_DC_Power_Cable__with_Fuse__-_BSC_IP67.png

Consulte na tabela seguinte a classificação recomendada do fusível / disjuntor, dependendo do modelo do carregador:

Aviso

As recomendações para a classificação de fusíveis / disjuntores anteriores baseiam-se num limite de corrente de funcionamento normal máximo de 75 % para a classificação mínima de fusíveis / disjuntores e na capacidade de corrente máxima do tamanho / calibre da cablagem de alimentação CC correspondente para a classificação máxima de fusíveis / disjuntores; estas recomendações são genéricas e não abrangem a complexidade de todas as instalações e/ou tipos de fusível / disjuntor. Consulte um instalador certificado para obter orientação em instalações específicas e/ou complexas.

5.3. Esquemas

5.3.1. Instalação básica

5.3.2. Sistema com vários carregadores