A Blue Smart IP22 Charger gama foi concebida para ser montada permanentemente na parede utilizando as abas laterais do carregador.
Antes da montagem, deve considerar os seguintes aspetos para identificar/proporcionar um local adequado e seguro:
Instale o carregador num local com um bom fluxo de ar / ventilação natural; caso o fluxo de ar seja restrito, deve considerar a instalação de uma ventoinha de arrefecimento.
Certifique-se de que existe espaço livre suficiente em volta do carregador; recomenda-se uma distância mínima de 100 mm por cima e por baixo.
Instale o carregador num substrato não inflamável e certifique-se de que não existem objetos sensíveis ao calor nas imediações; é normal que o carregador aqueça durante o funcionamento.
Instale o carregador num local no qual esteja protegido das condições ambientais, como água, humidade elevada e poeira, e também distante de quaisquer líquidos ou gases inflamáveis.
Não instale nem coloque/utilize o carregador na parte superior da bateria, diretamente sobre a bateria ou num compartimento hermético com a bateria; as baterias podem emitir gases explosivos.
Não cubra nem coloque quaisquer outros itens em cima do carregador.
Monte o Blue Smart IP22 Charger verticalmente com os terminais voltados para baixo; fixe-os usando parafusos adequados através dos orifícios/ranhuras de montagem.
Selecione e use parafusos com cabeça combinada (não use parafusos com cabeça plana/sentinela) e um diâmetro externo da rosca do parafuso que corresponda ao diâmetro interno do orifício/ranhura de montagem (~4mm de diâmetro externo máximo para permitir um ajuste livre).
Para facilitar a instalação, recomenda-se «suportar» a unidade com os dois parafusos inferiores (deixe as cabeças dos parafusos a ~3 mm da superfície) e, em seguida, instale os dois parafusos superiores, antes de fixar totalmente os quatro parafusos.
Tenha cuidado para não apertar demasiado os parafusos de montagem (pois as flanges de montagem são de plástico) e para não danificar o cabo de alimentação CA enquanto prende o parafuso de montagem inferior esquerdo (o cabo de alimentação CA está localizado diretamente sobre o mesmo).
Consulte no desenho abaixo as dimensões de montagem:

Conecte o cabo de alimentação CC adequado aos terminais da Blue Smart IP22 Charger. BATTERY.
Remova a tampa do terminal aplicando suavemente pressão para fora no lado superior da tampa.
Prepare um cabo de alimentação CC de cobre multifilamentos flexível com uma área transversal suficiente; consulte a secção «Instalação > Cablagem > Cabo de alimentação CC» para obter mais informação.
Ligar o cabo CC positivo (isolamento vermelho) ao terminal positivo (+) e o cabo CC negativo (isolamento negro) à ligação do terminal negativo (-); certifique-se de que a polaridade da ligação do cabo está correta.
Aperte os parafusos do terminal com um binário de 2,4 Nm uma chave dinamométrica e uma ponta adequadas, depois volte a instalar a tampa do terminal.
Instale um disjuntor ou um fusível em linha com uma classificação adequada na cablagem de alimentação CC entre o Blue Smart IP22 Charger e a(s) bateria(s), localizado o mais próximo possível destas; consulte a secção «Instalação > Cablagem > Proteção de sobreintensidade» para obter mais informação.
Conecte o cabo de energia CC à bateria/baterias ou ao barramento de distribuição do sistema CC - siga as instruções relevantes para o tipo de instalação.
Nas instalações com cabos ou quando carregar uma bateria fora de um veículo / instalação:
Certifique-se de que o sistema CC está desligado (todas as cargas CC e as fontes de carga desligadas/isoladas) antes de desligar a cablagem existente da bateria/barramento de distribuição do sistema CC e de ligar o carregador aos terminais da bateria/barramento de distribuição do sistema CC.
Ligar o cabo CC positivo (isolamento vermelho) ao terminal positivo (+) e o cabo CC negativo (isolamento negro) à ligação do terminal negativo (-); certifique-se de que a polaridade da ligação do cabo está correta.
Aperte todo o equipamento de terminação dos cabos, de acordo com as especificações de binário do fabricante, usando uma chave de binário adequada e uma chave de fenda/soquete.
Para instalações temporárias ao carregar uma bateria instalada num veículo, e o terminal negativo (-) da bateria está aterrado ao chassis do veículo (convencional):
Conecte primeiro o cabo CC positivo/grampo da bateria (isolamento vermelho) diretamente ao terminal positivo (+) da bateria.
Em seguida, conecte o cabo CC negativo/grampo da bateria (isolamento preto) a um ponto de aterramento adequado no chassis do veículo (não diretamente ao terminal negativo da bateria).
Ao desconectar o carregador, desconecte os cabos CC/grampos da bateria na ordem inversa da conexão.
Para instalações temporárias ao carregar uma bateria instalada num veículo, e o terminal positivo (+) da bateria está aterrado ao chassis do veículo (não convencional):
Conecte primeiro o cabo CC negativo/grampo da bateria (isolamento preto) diretamente ao terminal negativo (-) da bateria.
Em seguida, conecte o cabo CC positivo/grampo da bateria (isolamento vermelho) a um ponto de aterramento adequado no chassis do veículo (não diretamente ao terminal positivo da bateria).
Ao desconectar o carregador, desconecte os cabos CC/grampos da bateria na ordem inversa da conexão.
Ligue o cabo de alimentação CA do Blue Smart IP22 Charger a uma tomada elétrica; após um breve atraso, os LED indicadores do modo de carga atual e do estado de carga acendem-se.
Aviso
Exemplos de esquemas de cabos que descrevem a maioria das configurações típicas de instalação também são fornecidos para referência; consulte a secção «Installation > Schematics» (Instalação > Esquemas) para obter mais informações.
A gama Blue Smart IP22 Charger apresenta terminais do parafuso de fixação para a ligação aos cabos de alimentação CC que não estão incluídos e que devem ser fornecidos pelo instalador.

Para garantir um funcionamento ótimo e fiável, é importante selecionar cabos de alimentação CC flexíveis de elevada qualidade que sejam adequados para o modelo de carregador específico e para a instalação geral; a seleção de cabos de alimentação CC deve considerar os seguintes aspetos: A seleção do cabo de alimentação CC deve considerar os seguintes aspetos:
Tamanho / calibre do cabo
A área da secção transversal do condutor é proporcional à resistência de um cabo por unidade de comprimento, o que afeta a quantidade de calor gerado por unidade de comprimento e a queda de tensão em relação o comprimento total do cabo.
Capacidade de transporte de corrente
A capacidade de transporte de corrente é a corrente máxima que um tamanho / calibre de cabo consegue transportar num ambiente de instalação particular sem ultrapassar o limite de temperatura do isolamento do cabo; por conseguinte, a capacidade de transporte de corrente depende do tamanho / calibre do cabo, do ambiente de instalação e do limite de temperatura de isolamento.
Para evitar o sobreaquecimento do cabo de alimentação CC e/ou do equipamento de interligação, a corrente nominal máxima para o tamanho / calibre do cabo selecionado (incluindo qualquer redução nominal aplicável à instalação) deve superar a corrente de funcionamento normal máxima e também a capacidade nominal do fusível ou disjuntor instalado (em caso de falha de sobreintensidade).
Queda de tensão em percentagem
A percentagem de queda de tensão é a tensão máxima que se perde ao longo do comprimento do cabo, expressa numa percentagem da tensão nominal de funcionamento; consequentemente, a queda de tensão percentual depende do tamanho / calibre do cabo, do comprimento total do cabo e da tensão nominal de funcionamento.
Para evitar a perda excessiva de energia e problemas operacionais devido a uma queda de tensão acentuada, deve projetar a disposição do sistema para minimizar o comprimento do cabo de alimentação CC e selecionar um tamanho / calibre do cabo que proporcione uma queda de tensão de 3 % ou menos (com a corrente de funcionamento normal máxima).
Condutor
O material condutor e as especificações afetam a resistência de um cabo por unidade de comprimento (afetando a capacidade de transporte da corrente), a resistência e o calor produzidos nos terminais, e a flexibilidade geral do cabo.
Material condutor e configuração
Utilize cabos de alimentação CC flexíveis de elevada qualidade que consistem em condutores de cobre finos e isento de oxigénio.
Diâmetro de filamento
O diâmetro de filamento afeta a área de contacto e, por conseguinte, a resistência nos terminais; um terminal de elevada resistência vai gerar um calor substancial ao funcionar sob carga e pode causar um sobreaquecimento grave.
Para maximizar a área de contacto nos terminais e evitar o sobreaquecimento nas / próximo das terminações, o diâmetro de cada filamento de cobre individual não deve exceder 0,4 mm (0,016 in) ou uma área de superfície de 0,125 mm² (AWG26).
Classe de flexibilidade
Para facilitar a instalação com raios de curvatura práticos e evitar falhas no cabo e/ou equipamento de interligação devido a uma força / tensão excessiva nas terminações e/ou uma fadiga cíclica, utilize cabos de alimentação CC flexíveis de elevada qualidade com uma classe de flexibilidade de 5 - Condutores de cobre flexíveis, ou 6 - Condutores de cobre extraflexíveis.
Isolamento
O material de isolamento e as especificações afetam a capacidade / classificação máxima de temperatura (a capacidade de transporte de corrente) e a capacidade / classificação máxima de isolamento da tensão de um cabo.
Classificação da temperatura
A classificação da temperatura do isolamento afeta a capacidade de transporte da corrente de um cabo e não deve ser ultrapassada ao considerar a combinação de a) temperatura ambiente máxima, b) o ambiente de instalação (que afeta a dissipação de calor) e c) o aumento de temperatura devido ao calor gerado pelo cabo ao funcionar com a classificação da corrente do fusível ou disjuntor.
Para evitar o sobreaquecimento do isolamento do cabo, utilize cabos de alimentação CC flexíveis de elevada qualidade com uma temperatura de isolamento de, pelo menos, 90 ºC / 194 ºF (de preferência 105 ºC / 221 ºF), ou conforme necessário para a instalação.
Tensão nominal
Para garantir um isolamento elétrico resistente e a segurança geral, deve utilizar cabos de alimentação CC flexíveis de elevada qualidade com uma tensão de isolamento que supere a tensão de funcionamento máxima do sistema; uma cablagem de alimentação CC flexível de elevada qualidade tipicamente têm uma tensão de isolamento de 0,6/1 kV.
Consulte a tabela abaixo para obter o tamanho / calibre mínimo do cabo de alimentação CC (área transversal) recomendado para cada modelo de Blue Smart IP22 Charger, e o comprimento específico do cabo de alimentação CC da instalação:
Aviso
Os intervalos de comprimento do cabo de alimentação CC representam um comprimento unidirecional entre o carregador e a bateria, sendo assumido que o comprimento total do circuito (comprimento positivo e negativo do cabo) é o dobro de comprimento unidirecional nos cálculos de queda de tensão.
Certas combinações são «não recomendadas», pois a queda de tensão seria excessiva, mesmo com um tamanho de cabo de alimentação CC compatível maior; além da grande perda de energia, a queda de tensão excessiva pode causar problemas de carregamento.
As recomendações de tamanho / calibre dos cabos de alimentação CC anteriores baseiam-se em cabos com uma classificação de isolamento mínima de 90 ºC (194 ºF) instalados numa área não fechada a 30 ºC (86 ºF) de temperatura ambiente e não atados com outros cabos, e um limite máximo de queda de tensão de 3 %; estas recomendações são genéricas e não abrangem a complexidade de todas as instalações e/ou tipos de cabos. Consulte um instalador certificado para obter orientação em instalações específicas e/ou complexas.
Para assegurar um funcionamento seguro e fiável, instale um disjuntor ou um fusível em linha com uma classificação adequada na cablagem de alimentação CC entre o Blue Smart IP22 Charger e a(s) bateria(s), localizado o mais próximo possível destas; isto é particularmente importante nas instalações com cabos.
O principal objetivo de um fusível ou disjuntor em linha localizado próximo da(s) bateria(s) (fonte de energia) é proteger as ligações elétricas e o sistema em caso de anomalia de sobreintensidade, como um curto-circuito na cablagem de alimentação CC; um fusível ou disjuntor localizado na unidade carregadora ou próximo da cablagem de alimentação CC não proporciona proteção contra um curto-circuito no comprimento não protegido da cablagem.
Num curto-circuito na cablagem de alimentação CC entre a(s) bateria(s) e o carregador, a(s) bateria(s) consegue(m) proporcionar uma corrente extremamente elevada através da cablagem de alimentação CC, o que pode resultar num sobreaquecimento grave ou potencialmente num incêndio, exceto se a(s) bateria(s) (fonte de energia) for(em) desconectada(s) imediatamente por um fusível ou disjuntor adequado.

Consulte na tabela seguinte a classificação recomendada do fusível / disjuntor, dependendo do modelo do carregador:
Aviso
As recomendações para a classificação de fusíveis / disjuntores anteriores baseiam-se num limite de corrente de funcionamento normal máximo de 75 % para a classificação mínima de fusíveis / disjuntores e na capacidade de corrente máxima do tamanho / calibre da cablagem de alimentação CC correspondente para a classificação máxima de fusíveis / disjuntores; estas recomendações são genéricas e não abrangem a complexidade de todas as instalações e/ou tipos de fusível / disjuntor. Consulte um instalador certificado para obter orientação em instalações específicas e/ou complexas.