Skip to main content

Dongle VE.Bus Smart

3. Funcionamento

Nesta secção:

Quando o dongle está conectado a um inversor/carregador e o inversor/carregador foi ligado através do seu interruptor de alimentação principal, demora algum tempo até o dongle detetar o inversor/carregador. É inicialmente listado na lista de dispositivos VictronConnect como um dongle VE.Bus Smart. Assim que a deteção estiver concluída, será listado como um inversor/carregador. Tenha em atenção que pode ser necessário atualizar a lista de dispositivos antes de o dongle ser listado como um inversor/carregador.

Quando o dongle não está conectado a um inversor/carregador, é listado como um dongle VE.Bus Smart. O dongle pode ser utilizado sem estar conectado a um inversor/carregador. Neste cenário, funciona como um sensor de tensão e temperatura e pode ser utilizado para monitorização de bateria no VE.Smart Networking.

VEBus_Smart_Dongle_-_VC_screens_just_dongle_or_multi.png

Ecrãs VictronConnect sem e com inversor/carregador conectado.

O dongle pode operar como fonte de informação primária e preliminar. Irá assumir qualquer função automaticamente, dependendo se um dispositivo GX estiver conectado ao inversor/carregador.

3.1. Código de estado dos LED

LED azul

LED vermelho

Estado da ligação Bluetooth

Estado do dongle

Intermitência lenta

Desligado

Não ligado

O dongle está operacional e pronto para se conectar à aplicação VictronConnect.

Ligado

Desligado

Ligado

O dongle está operacional e está conectado à aplicação VictronConnect.

Desligado

Apagado

Não ligado

O dongle não está operacional. Provavelmente porque não está ligado; verifique o fusível ou os cabos entre o dongle e a conexão da bateria.

Intermitência rápida (a alternar)

Intermitência rápida (a alternar)

Não ligado

Atualização de firmware.

Ligado

Intermitência lenta

Ligado

Atualização de firmware.

Ligado

Intermitência rápida

A carregar

Atualização de firmware.

Intermitência rápida

Desligado

Programação

Atualização de firmware.

Ligado

On

Desativado

O dongle não funciona (erro de hardware). O dongle não é visível na aplicação VictronConnect e não transmitirá a temperatura e a tensão da bateria ao inversor/carregador.

3.2. Controlo e monitorização do inversor/carregador

O dongle pode controlar e monitorizar o inversor/carregador através da aplicação VictronConnect.

A página “visão geral” contém o seguinte:

  1. O inversor/carregador pode ser ligado, desligado ou ajustado para o modo carregador apenas através do símbolo do interruptor, conforme indicado na imagem abaixo.

  2. O limite de entrada CA do inversor/carregador pode ser ajustado através do símbolo do mostrador, conforme indicado na imagem abaixo.

  3. A tensão, corrente e temperatura da bateria são mostradas.

  4. O estado do dispositivo é mostrado.

Informações mais detalhadas sobre o inversor/carregador podem ser vistas na página “detalhada”.

VEBus_Smart_Dongle_-_VC_overview_and_deatails_screens.png

Ecrãs de “visão geral” e “detalhados” da aplicação VictronConnect.

Nota

Tenha em atenção que, se um painel Digital Multi Control (DMC) estiver conectado ao mesmo sistema que o dongle, o DMC substituirá as características ligar/desligar/apenas carregador e controlo de limite de corrente do dongle. O dongle só pode monitorizar os parâmetros da bateria e do inversor/carregador e atuar como um sensor de temperatura e tensão, mas não pode controlar o inversor/carregador.

3.3. Utilização como sensor de bateria

O dongle mede a temperatura e a tensão da bateria:

  • A medição da temperatura da bateria permite que o inversor/carregador, ou fontes de carga conectadas ao VE.Smart Networking, ajustem a tensão de carga para compensar a temperatura da bateria.

  • A medição da tensão da bateria permite que o inversor/carregador, ou fontes de carga conectadas ao VE.Smart Networking, ajustem a tensão de carga para compensar as perdas de tensão do cabo que podem ocorrer durante o carregamento.

Para obter mais informações sobre compensação de temperatura e tensão, consulte o manual do inversor/carregador.

Nota

Tenha em atenção que o inversor/carregador não utiliza as medições de temperatura e tensão do dongle se o inversor/carregador estiver conectado a um dispositivo GX e uma bateria CAN-bus (bateria inteligente). Os dados da bateria inteligente substituirão os dados do dongle.

3.4. Utilização com um dispositivo GX

Em sistemas com um inversor/carregador e dispositivo GX, mas sem outra fonte de temperatura e tensão, os dados do dongle serão utilizados pelo inversor/carregador e pelo dispositivo GX.

Em sistemas com um dispositivo GX, onde outra fonte de dados de temperatura e tensão, p. ex., de uma bateria CAN-bus (bateria inteligente), os dados da bateria inteligente substituirão os dados do dongle. Neste cenário, os dados da bateria inteligente são utilizados pelo inversor/carregador e pelo dispositivo GX. O dongle ainda fornecerá informações em tempo real através da sua interface VictronConnect, mas o sistema utilizará os dados fornecidos pela bateria inteligente.

Um dispositivo GX tem prioridade sobre o dongle e deve sempre conseguir aceder a todos os dados. Quando é aplicada energia ao dongle, ou após uma atualização de firmware, o dongle iniciará no modo de segundo plano. As portas de comunicação VE.Bus serão monitorizadas durante 30 segundos. Se nenhum dispositivo GX for detetado, o dongle comutará para o modo primário e todos os dados suportados estarão disponíveis. Ao comutar os modos, o VictronConnect indicará temporariamente um estado VE.Bus “desconhecido”. O dongle monitoriza continuamente a atividade do dispositivo VE.Bus para GX. O dongle comutará para o modo de segundo plano assim que um dispositivo GX for detetado ou mudará para o modo primário quando um GX não for detetado.

O dongle monitoriza o VE.Bus para verificar se um dispositivo GX está a fornecer os dados de tensão e temperatura da bateria ao inversor/carregador. Demora cerca de 4 minutos após a ativação ou reinicialização até o dongle decidir se deve ou não transmitir a tensão e a temperatura da bateria.

Devido a restrições no protocolo de comunicação VE.Bus, apenas um dispositivo pode aceder aos dados do inversor/carregador de cada vez. Ao conectar com a aplicação VictronConnect ao dongle enquanto um dispositivo GX está conectado, apenas a temperatura e a tensão da bateria e o estado do inversor/carregador são exibidos e as leituras de tensão, corrente e energia CA estão ausentes.

VEBus_Smart_Dongle_-_VC_screens_when_connecting_to_a_GX_device.png

O VictronConnect examina quando o dongle está conectado a um dispositivo GX.