7. Resolução de problemas
7.1. O LED alterna entre verde e vermelho intermitente (modo de gestor de arranque)
Pode haver duas razões para este comportamento:
Está a ser realizada uma atualização do firmware. Quando a atualização do firmware estiver concluída, o medidor de energia regressa automaticamente ao modo de aplicação, indicado por um LED verde constante.
Uma atualização de firmware não foi realizada corretamente ou não existe nenhuma aplicação para iniciar. O medidor de energia permanece no modo de gestor de arranque até que a aplicação tenha sido instalada através de uma atualização do firmware.
Para corrigir esta situação, execute a atualização do firmware novamente, conforme descrito na secção Atualizações de firmware.
Nota
Quando o medidor de energia estiver no modo de gestor de arranque, os únicos métodos disponíveis para realizar uma atualização do firmware incluem a VictronConnect localmente (por Ethernet ou Wi-Fi) ou remotamente através do VRM: Atualizações de firmware remotas (utilizando a conectividade VE.Can ou Ethernet).
Não é possível efetuar uma atualização do firmware através do VictronConnect Remote (VC-R) no modo de gestor de arranque.
7.2. Códigos de erro
O VM-3P75CT indica a existência de um erro com o acendimento do LED em vermelho constante. Em simultâneo, aparece um código de erro no dispositivo GX, no VRM e na VictronConnect.
Podem ser apresentados os seguintes códigos de erro:
116 - Perda de dados de calibragem
Se a unidade não funcionar e o erro 116 surge como erro ativo, a unidade está avariada. Contacte o seu distribuidor para uma substituição.
119- Definições corrompidas:
O medidor de energia não conseguiu ler a configuração e parou.
Para corrigir o erro, execute uma reposição de fábrica conforme descrito na secção Reinício e reposição das predefinições de fábrica.
122 - contadores kWh corrompidos
Para corrigir este erro, deve reinicializar o contador kWh.
7.3. FAQ
7.3.1. O valor atual parece anormalmente elevado para a potência indicada
O medidor de energia calcula a potência ativa da fase (P, em watts), que é mostrado no monitor. A potência ativa é determinada por:
Sistema monofásico:
P = Tensão × Corrente × Fator de potência (cos θ)
Sistema trifásico:
P = √3 × Tensão × Corrente × Fator de potência (cos θ)
Se o fator de potência for unitário (cos θ = 1), a potência real (ativa) é igual à potência aparente (S), que corresponde, simplesmente, à tensão RMS × corrente RMS.
Na maior parte dos sistemas reais, as cargas capacitivas e/ou indutivas introduzem potência reativa. Isto diminui o fator de potência, pelo que a potência aparente (S) supera a potência ativa (P).
Portanto, nos sistemas CA é normal e expectável que a potência aparente (S) seja mais alta que a potência ativa (P) sempre que o fator de potência for inferior a 1.
O VM-3P75CT também notifica o fator de potência diretamente. Se a corrente parecer invulgarmente elevada em comparação com a leitura de potência, verifique o fator de potência apresentado: um valor baixo confirma que a causa está nas cargas reativas.
Exemplos de um fator de potência insuficiente:
Os pequenos dispositivos eletrónicos como os carregadores USB e a iluminação LED têm, frequentemente, um fator de potência particularmente baixo.
Os dispositivos de produção renovável, por outro lado, estão obrigados legalmente a funcionar próximo de um fator de potência unitário. Isto pode exagerar a diferença entre P e S, dado que o fator de potência «bom» da produção é cancelado, ficando apenas o fator «mau» das cargas.
Soluções possíveis:
Utilize cargas com a correção do fator de potência incluída (comum nas fontes de alimentação de computador modernas).
Ou, então, considere a instalação de um equipamento que corrija o fator de potência específico.
7.3.2. AAA atualização de firmware através da ligação de Ethernet falhou
Se tiver dificuldades ao atualizar o firmware do VM-3P75CT através de Ethernet, tente ligá-lo ao dispositivo GX através de VE.Can (consulte os detalhes na secção Ligações de Ethernet e VE.Can), volte a fazer a atualização conforme indicado em Atualizações de firmware e depois volte a fazer a ligação por Ethernet.