3. Instalação
3.1. Cablagem CA
Tenha em conta o seguinte ao instalar transformadores de corrente de núcleo dividido:
Não é permitido utilizar os grampos de corrente nos fios descarnados.
Como os transformadores de corrente são bastante delicados, deve respeitar o seguinte procedimento quando proceder à sua instalação:
Primeiro, abra a Secção A. Tenha cuidado para não deformar a cabeça.
A parte da cabeça do produto irá levantar-se naturalmente.
Prenda a parte da cabeça com a mão.
Certifique-se de que os transformadores de corrente estão ligados ao fio de fase e ao terminal de entrada corretos. Os transformadores são marcados com um indicador que mostra a porta de entrada à qual pertencem. Os dispositivos são calibrados na fábrica e a precisão irá diminuir se os transformadores de corrente não forem compatíveis com a entrada correta.
Existe uma seta impressa no TC com o rótulo L ← K. Certifique-se de que a seta aponta para as cargas.
Certifique-se de que os fios corretos estão ligados aos terminais de tensão. O dispositivo pode ficar danificado se os fios de duas fases forem ligados à entrada neutra e a L1.
Extensão dos fios dos transformadores de corrente de núcleo dividido
Os fios dos transformadores de corrente podem ser prolongados, se necessário, mas note-se que isso aumentará ligeiramente o ruído de medição.
Quanto mais compridos forem os cabos, maior será o patamar de ruído. No entanto, se o comprimento for duplicado, o erro adicional continua a ser baixo (quase 0 A)
Para minimizar o ruído induzido, recomenda-se que os cabos sejam torcidos como os cabos fornecidos com o dispositivo.
Nota
Se um transformador de núcleo dividido ficar danificado, pode encomendar um sobresselente ao seu distribuidor Victron ou através deste link. Tenha em atenção que o dispositivo irá perder a calibragem se substituir o transformador de corrente.
3.2. Considerações sobre o disjuntor
Desde que seja utilizado o mesmo calibre de cabo para ligar o VM-3P75CT ao restante circuito após o disjuntor, não será necessário um disjuntor separado. A maioria das instalações europeias utiliza uma cablagem de 2,5 mm² após um disjuntor de 16 A, o que também é adequado para o VM-3P75CT.
Se o calibre do cabo for alterado, o disjuntor deve ser instalado de acordo com os regulamentos nacionais aplicáveis.
Proteção do circuito do VM-3P75CT para alterar o calibre do cabo
3.3. Esquemas de ligações elétricas CA
Exemplos gerais de ligações elétricas CA
Ligações elétricas para VM-3P75CT trifásico em utilização como medidor da rede elétrica | Ligações elétricas para VM-3P75CT monofásico em utilização como medidor da rede elétrica | Ligações de fase dividida para VM-3P75CT monofásico em utilização como medidor da rede elétrica |
Exemplos específicos das ligações elétricas CA, segundo a aplicação e a função
Ligações elétricas para o VM-3P75CT trifásico - função definida para medir as cargas CA
Ligações elétricas para o VM-3P75CT trifásico - função definida para medir um inversor PV (ou gerador)
3.4. Ligações de Ethernet e VE.Can
O VM-3P75CT pode ser ligado ao dispositivo GX através da VE.Can ou de Ethernet.
Suponhamos que existe uma rede local com uma ligação Ethernet (através de um router) à qual o dispositivo GX está ligado através de Ethernet ou Wi-Fi. Neste caso, ligar o medidor de energia à mesma rede através de Ethernet é razoável.
Em alternativa, pode ligar o medidor de energia diretamente ao dispositivo GX através dos conectores VE.Can. Certifique-se de que a rede VE.Can está devidamente terminada em ambas as extremidades com os terminais VE.Can fornecidos.
Em ambas as aplicações, utilize um cabo Ethernet de qualidade, como o cabo UTP Victron RJ45 que também pode ser adquirido no seu distribuidor Victron em diferentes comprimentos.

O VM-3P75CT ligado ao dispositivo GX através de Ethernet

O VM-3P75CT ligado ao dispositivo GX através de VE.Can