Skip to main content

Autotransformer Victron Energy

2. Introdução

Nesta secção:

2.1. Descrição

O Autotransformer (AT) da Victron Energy é compatível com diversas configurações de ligações elétricas diferentes. Pode aumentar a capacidade do seu sistema para o adaptar a diferentes requisitos de projeto e tensão, podendo também ser utilizado para equilibrar as cargas em sistemas trifásicos 120/240 VCA. Alguns sistemas especiais, como barcos e veículos, podem enfrentar diferentes configurações energéticas durante as suas viagens, pelo que um autotransformador pode ser útil por ser flexível e permitir a ligação à maioria das configurações da rede elétrica.

O Autotransformer da Victron Energy consegue utilizar um relé de terra para criar uma ligação Neutro para Terra no próprio AT, se estiver acoplado a um Victron Energy Multiplus ou Quattro e os terminais de relé estiverem interligados.

Este manual explica as diversas aplicações deste dispositivo e a sua instalação e ligações elétricas em segurança. Abaixo pode encontrar exemplos gerais para quatro aplicações do Autotransformer. Existem várias utilizações específicas para integrar um autotransformador numa instalação e são explicadas na secção 2.4. O AT não proporciona isolamento. Consulte as especificações técnicas na secção 4.

2.2. Modelos

  • 120 V / 240 V - 32 A

  • 120 V / 240 V - 100 A

A corrente de passagem é de 32 A e 100 A respetivamente, os transformadores são iguais em ambos os modelos. Consulte mais informação na secção 2.8.

2.3. Utilizações

2.3.1. Compensação

Equilibrar um gerador ou inversores empilhados

A potência total de uma fonte de alimentação de fase dividida, como um gerador ou inversores empilhados é, por vezes, limitada, pois uma carga monofásica não consegue extrair mais energia que a permitida pela secção individual, mesmo que a outra secção não seja totalmente utilizada.

Se for necessário equilibrar um gerador ou inversores empilhados, o AT pode fazê-lo ao não utilizar o neutro da alimentação de fase dividida, para criar um novo neutro, conforme mostrado na ilustração seguinte. Qualquer desequilíbrio de carga é "absorvido" pelo autotransformador.

As duas secções de uma fase dividida de um AT são independentes entre si, para além de existir uma mudança de fase fixa entre elas. Esta mudança de fase (180º) significa que a onda sinusoidal de ambas as secções está em oposição completa (o que cria uma tensão dupla de secção para secção, em vez da secção para neutro).

Pict1_balancing.png

Com um AT, a energia de uma secção pode ser "transferida" para a outra secção, o que cria um nível de carga total muito superior, desbloqueando todo o potencial de potência disponível de um gerador ou inversores empilhados.

Consulte o diagrama seguinte para obter instruções sobre as ligações elétricas.

Pict2_generator_balancing.png
Pict3_Inverter_balancing.png

2.3.2. Aumentar a tensão

Alternativa aos inversores empilhados.

As cargas como bombas de água de poço profundo e as unidades de ar condicionado ocasionalmente requerem uma energia de 120 / 240 VCA.

Quando a fonte de alimentação CA disponível não for necessária na instalação, o autotransformador pode criar a tensão necessária ao duplicar a tensão de entrada.

A alternativa ao empilhamento de dois inversores 120 VCA para proporcionar uma fase dividida de 120/240 VCA é um único inversor 120 VCA com um autotransformador adicional.

Pict4_Alternative_stacking.png

Outros casos possíveis para aumentar a tensão são mostrados nos diagramas de ligações elétricas abaixo.

Pict5_step_up_mobile.png
Pict6_step_up_stationary.png
Pict7_step_up.png

2.3.3. Diminuir a tensão

Flexibilidade na utilização de fase dividida para inversores monofásicos

Podemos encontrar um exemplo de utilização do autotransformador para diminuir a tensão nas instalações que utilizam um gerador de fase dividida e um inversor monofásico, pois o autotransformador permite utilizar toda a energia disponível de ambas as secções do gerador para alimentar as cargas e carregar as baterias.

Quando a fonte de alimentação CA disponível não for necessária na instalação, o autotransformador pode criar a tensão necessária ao diminuir a tensão de entrada.

Outros casos possíveis para diminuir a tensão são mostrados nos diagramas de ligações elétricas abaixo.

Pict8_step_down_generator.png
Pict9_Step_down_dual_inverter.png
Pict10_step_down.png

2.4. Relé de ligação à terra

Nas configurações TT, comuns em sistemas de energia residencial e móvel, o neutro (N) do sistema CA está aterrado. Esta configuração aumenta a segurança, permitindo que os disjuntores de circuito para anomalias de terra (GFCI) sejam ativadas durante estas anomalias. A conexão entre o neutro e a terra protetora (N-PE) facilita o fluxo de corrente nos circuitos secundários, que os GFCI detetam, interrompendo assim o circuito para evitar as situações de perigo.

Em alguns sistemas, um autotransformador também pode "criar" um neutro diferente do neutro de entrada. Integra um relé de terra para este efeito e pode ser controlado por um inversor/carregador.

Isto envolve o seguinte:

  • Para um Multiplus ou Quattro: Desative o relé de terra interno do inversor/carregador através do interruptor deslizante SW1 junto ao bloco de terminais do "relé de terra". Nas definições do inversor/carregador, certifique-se de que o relé de terra está ativado; não o desative. Em seguida, ligue o bloco de terminais do "relé de terra" do inversor/carregador ao bloco de terminais de "terra" do autotransformador utilizando condutores positivos e negativos.

  • Para um Multiplus-II: Desative o relé de terra interno do inversor/carregador desativando o relé de terra nas definições do mesmo. Em seguida, ligue o bloco de terminais do "relé de terra" do inversor/carregador ao bloco de terminais de "terra" do autotransformador utilizando condutores positivos e negativos.

Consulte as secções de 2.3.1 a 2.3.3 para obter exemplos de utilização do relé de terra.

VE_Panel_Info.png

Tenha em conta que o inversor/carregador utiliza 24 V para controlar o relé do autotransformador. É importante considerar que esta tensão é, de uma forma consistente, 24 V em todos os modelos de inversor/carregador, independentemente de a sua tensão nominal ser 12 V, 24 V ou 48 V.

2.5. Proteção de temperatura

Em caso de sobreaquecimento, o autotransformador é desligado da alimentação elétrica. Quando o transformador está quente, o ventilador começa a funcionar e o LED vermelho acende-se. Desligue uma parte da carga de 120 V, se isto ocorrer.

Quando o transformador sobreaquece, o MCB desliga-se. O pequeno interruptor azul vai estar fora do MCB.

Para reiniciar manualmente, ative o disjuntor de forma cíclica.

2.6. Proteção de sobreintensidade

Em caso de sobreintensidade, o MCB desliga-se. Desligue uma parte da carga.

Pict11_overcurrent_protection.jpg
VE_Panel_Info.png

O MCB funciona como uma proteção contra a corrente e a temperatura excessivas e para ligar / desligar a unidade.

2.7. Limitações de dimensionamento

O autotransformador está disponível em dois modelos, um de 32 A e outro de 100 A. Este valor é definido pela quantidade de corrente que pode existir em passagem, pelo que, por outras palavras, a corrente é encaminhada sem conversão. O transformador em si é igual em ambos os modelos e tem uma capacidade de 32 A (pico) e de 28 A nominal. Esta é a corrente máxima que pode ser utilizada para transferir energia entre secções ou de 120 VCA para 240 VCA.