Manual do carregador solar MPPT

11. Apêndice

Ver também:

11.1. Dimensões 75/10 e 75/15

Blue-Smart-Solar-charge-controller-MPPT-75V-10A-15A-Dimensions.pdf

11.2. Dimensões 100/15

BlueSolar-_-Smartsolar-MPPT-100-15.pdf

11.3. Dimensões 100/20

Dimensions-SmartSolar-MPPT-100V-20A.PDF

11.4. Vista geral do código de erro do carregador

Esta vista geral lista todos os códigos de erros possíveis que podem ser gerados por um carregador geral ou carregador CA.

Os códigos de erro são visualizados no monitor do carregador, no ecrã remoto ou num dispositivo GX ligado.

Nota

Lembre-se de que todos estes erros podem aplicar-se ao seu modelo de carregador. Alguns erros apenas se aplicam aos carregadores solares, aos carregadores CA ou são específicos de determinados modelos no grupo de carregadores.

Erro 2 - Tensão da bateria demasiado alta

A tensão da bateria é maior que o esperado. Este erro pode ser causado por outro equipamento a carregar conectado à bateria ou por uma anomalia no carregador. Este erro também pode ocorrer se a tensão da bateria (12 V, 24 V, 36 V ou 48 V) estiver definida numa tensão inferior à tensão conectada. Este erro será reiniciado automaticamente quando a tensão da bateria diminuir.

Erro 3 e/ou 4 - Anomalia do sensor de temperatura remoto

Verifique se o conector do sensor de T está ligado corretamente a um sensor de temperatura remoto. A causa mais provável: o conector do sensor de T remoto está ligado ao terminal BAT+ ou BAT-. Este erro será reiniciado automaticamente após uma ligação correta.

Erro 5 - Anomalia do sensor de temperatura remoto (ligação perdida)

Verifique se o conector do sensor de T está ligado corretamente a um sensor de temperatura remoto. Este erro não é reiniciado automaticamente.

Erro 6 e/ou 7 - Anomalia do sensor de tensão da bateria remoto

Verifique se o conector do sensor da V está ligado corretamente aos terminais da bateria. A causa mais provável: o conector do sensor de V remoto está ligado em polaridade invertida aos terminais BAT+ ou BAT-.

Erro 8 - Anomalia do sensor de tensão da bateria remoto (perda de comunicação)

Verifique se o conector do sensor da V está ligado corretamente aos terminais da bateria.

Erro 17 - Sobreaquecimento apesar da corrente de saída reduzida.

Este erro será reiniciado automaticamente quando o carregador arrefecer. Verifique a temperatura ambiente e as obstruções próximo do dissipador.

Erro 18 - Sobreintensidade do controlador

Este erro é reiniciado automaticamente. Se o erro não for reiniciado automaticamente, desligue o carregador de todas as fontes de energia, aguarde 3 min e ligue novamente. Se o erro persistir, o carregador provavelmente está avariado. Uma causa deste erro pode ser a ligação de uma carga de grande dimensão no lado da bateria.

Erro 20 - Tempo de carga inicial máximo superado

Para carregadores solares:

A proteção do tempo de carga inicial máximo é uma função que estava nos carregadores quando foram lançados (2015 ou antes) e depois a função foi removida.

Se visualizar este erro, atualize para o «firmware» mais recente.

Se ainda tiver o erro, realize uma reinicialização para as predefinições de fábrica e reconfigure o carregador solar.

Para carregadores CA:

Esta proteção está ativada por defeito no Skylla-i e Skylla IP44.

Este erro é gerado quando a tensão de absorção da bateria não for atingida após 10 horas de carga.

A proteção de segurança desta função permite detetar uma célula em curto-circuito e parar o carregador.

Erro 21 - Problema no sensor de corrente

A medição da corrente está fora do intervalo.

Desligue todos os cabos e volte a ligá-los para reiniciar o carregador. Certifique-se de que o negativo do controlador de carga MPPT (negativo PV / negativo de bateria) não está a anular o controlador de carga.

Este erro não é reiniciado automaticamente.

Se o erro se mantiver, contacte o seu distribuidor, pode haver um defeito de «hardware».

Erro 24 - Anomalia de ventilador

Este erro indica que o ventilador está ligado, mas o circuito não deteta qualquer consumo de corrente pelo mesmo. Provavelmente está danificado ou obstruído.

Contacte o seu distribuidor, pode haver uma avaria de «hardware».

Erro 26 - Sobreaquecimento do terminal

Terminais de potência sobreaquecidos, verifique a cablagem, incluindo o tipo de cablagem ou de filamentos, e/ou os parafusos de aperto, se possível.

Este erro é reiniciado automaticamente.

Erro 28 - Problema na fase de potência

Este erro não é reiniciado automaticamente.

Desligue todos os cabos e volte a ligá-los. Se o erro persistir, o carregador provavelmente está avariado.

Lembre-se de que este erro foi introduzido em v1.36. Portanto, ao fazer uma atualização do «firmware», pode parecer que esta causou este problema, mas não é verdade. O carregador solar já não estava a funcionar a 100 % antes da atualização; a atualização a v1.36 ou superior meramente tornou o problema mais visível. A unidade deve ser substituída.

Erro 33 - Sobretensão PV

Este erro será reiniciado automaticamente quando a tensão PV diminuir para um limite seguro.

Este erro é uma indicação que a configuração da série PV relativa à tensão de circuito aberto é crítica para este carregador. Verificar a configuração e, se necessário, reorganizar os painéis.

Erro 34 - Sobreintensidade PV

A corrente do painel solar superou a corrente máxima permitida.

Este erro pode ser causado por uma anomalia do sistema interna.

Desligar o carregador de todas as fontes de energia, aguardar 3 min e ligar novamente. Se o erro persistir, o controlador provavelmente está avariado. Contacte o seu distribuidor.

Erro 38 e/ou 39 - Desligamento de entrada PV

Para proteger a bateria da sobrecarga, a entrada PV é colocada em curto-circuito.

Possíveis razões para a ocorrência deste erro:

  • A tensão de bateria (12 V / 24 V / 48 V) é definida ou detetada automaticamente de forma incorreta. Utilize a VictronConnect para desativar a deteção automática e definir a tensão de bateria numa tensão fixa.

  • Existe um outro dispositivo ligado à bateria, que está configurado com uma tensão superior. Por exemplo, um MultiPlus, configurado para equalizar em 17 V, enquanto no MPPT isto não está configurado.

  • A bateria é desligada com um interruptor manual. Idealmente o carregador deve ser desligado antes da desconexão da bateria; isto evita superar a tensão na saída de carregador. Se for necessário, o nível de disparo de tensão para a proteção PV Short pode ser aumentado, elevando o valor de referência da tensão de equalização (nota: a equalização não precisa de estar ativada neste caso).

  • A bateria está desligada usando um relé de carga de lítio ligado à saída de «autorização de carga» de um BMS. Considere ligar este sinal ao terminal Remoto do carregador. Isto desliga o carregador sem criar um excesso de tensão.

Recuperação de erro:

  • Erro 38: Primeiro desligue os painéis solares e desligue a bateria. Aguarde 3 min e depois ligue primeiro a bateria e a seguir os painéis.

  • Erro 39: O carregador retomará o funcionamento quando a tensão da bateria for inferior à definição de tensão máxima (normalmente as tensões de Equalização ou Absorção), para versões de 250 V ou a tensão de flutuação para outras unidades. A reinicialização da anomalia reinicia um minuto.

Se o erro persistir, o controlador provavelmente está avariado.

Erro 40 - Entrada PV anomalia no desligamento

Se o carregador não conseguir desligar a entrada PV, entrará no modo de segurança para proteger a bateria de sobrecarga ou uma tensão elevada nos terminais da bateria. Para isso, o carregador parará o carregamento e desligará a sua própria saída. O carregador irá ficar avariado.

Informação 65 - Advertência de comunicação

Comunicação perdida com um dos carregadores em paralelo. Para remover a advertência, desligue e volte a ligar o controlador.

Informação 66 - Dispositivo incompatível

O carregador está a ser colocado em paralelo com outro carregador com configurações diferentes e/ou com um algoritmo de carga diferente. Certifique-se de que todas as configurações são iguais e atualize o “firmware” em todos os carregadores para a versão mais recente.

Erro 67 - Perda de ligação BMS

O carregador está configurado para ser controlado por um BMS, mas não recebe quaisquer mensagens de controlo de um BMS. O carregador parou o carregamento, como uma precaução de segurança.

Este erro apenas mostra que existe energia solar disponível e assim o carregador está preparado para iniciar o carregamento. Não surge durante a noite. Se houver um problema permanente, o erro surge na manhã e desaparece à noite e assim sucessivamente.

Verifique a ligação entre o carregador e o BMS.

Para reconfigurar o carregador no modo autónomo:

O carregador configura-se automaticamente para ser controlado pelo BMS quando está ligado a um; quer diretamente ou através de um dispositivo GX. E essa definição é semipermanente: ligar e desligar o carregador não o irá reinicializar.

Para fazer com que o carregador funcione novamente no modo autónomo, isto é, não controlado por um BMS:

  • Carregadores solares VE.Can, aceda ao menu de configuração e altere a definição de «BMS» de «Y» para «N» (item de configuração 31).

  • Carregadores solares VE.Direct, reinicialize o carregador para as definições de fábrica com a VictronConnect e depois reconfigure-o.

Erro 68 - Rede configurada incorretamente

Aplica-se aos carregadores SmartSolar/BlueSolar VE.Can (versão FW v1.04 ou superior) e carregadores solares SmartSolar VE.Direct (versão FW v1.47).

Para reconhecer o erro nos carregadores SmartSolar VE.Direct, atualize a versão FW para v1.48 ou superior.

Para reconhecer o erro nos carregadores SmartSolar/BlueSolar VE.Can, atualize o «software». Se o erro persistir, é porque o carregador está ligado ao cabo VE.Direct e no VE.Can. Isto não é suportado. Remova um dos dois cabos. O erro vai desaparecer e o carregador retomará o funcionamento normal, em 1 min.

Antecedentes:

O erro 68 indica que o carregado deteta várias fontes de rede em conflito, com a mesma prioridade, que tentam enviar a mesma informação ao carregador. As «interfaces» VE.Can e VE.Direct têm ambas o mesmo nível de prioridade e o BLE (com a rede VE.Smart Networking) tem uma prioridade inferior.

Ter um nível de prioridade superior significa que, se a mesma informação (p. ex. a leitura da tensão da bateria) estiver a ser recebida da VE.Can e do BLE (usando a rede VE.Smart) pelo carregador, a informação no VE.Can será utilizada e aquela com origem no BLE será ignorada.

Se a mesma informação estiver a ser recebida de duas «interfaces» com o mesmo nível de prioridade (como VE.Can e VE.Direct), o carregador não sabe como as priorizar, o que causa a ativação do erro 68.

Erro 114 - Temperatura do CPU demasiado alta

Este erro será reiniciado quando o CPU arrefecer. Se o erro persistir, verificar a temperatura ambiente e comprovar se existem obstruções próximo da entrada de ar e orifícios de saída do armário do carregador. Consultar as instruções de montagem relativas ao arrefecimento no manual. Se o erro persistir, o controlador provavelmente está avariado.

Erro 116 - Perda de dados de calibragem

Se a unidade não funcionar e o erro 116 surge como erro ativo, a unidade está avariada. Contacte o seu distribuidor para uma substituição.

Se o erro apenas estiver presente nos dados históricos e a unidade funcionar normalmente, este erro pode ser ignorado em segurança. Explicação: quando a unidade arranca pela primeira vez na fábrica, não tem os dados de calibragem e o erro 116 é registado. Obviamente, este devia ter sido reconhecido, mas no início as unidades saíram da fábrica com esta mensagem ainda no histórico.

Os modelos SmartSolar (não os modelos BlueSolar): a atualização para o «firmware» v1.4x tem um sentido, não pode regressar a uma versão de «firmware» anterior depois de atualizar para v1.4x. Reverter para um «firmware» anterior origina o erro 116 (perda de dados de calibragem), isto pode ser corrigido voltando a instalar a versão v1.4x.

Erro 119 - Perda de dados das definições

O carregador não conseguiu ler a configuração e parou.

Este erro não é reiniciado automaticamente. Para voltar a funcionar:

  1. Primeiro reponha as predefinições de fábrica. Clique nos três pontos Menu_3-dot_symbol_VictronConnect.svg localizados na parte superior direita da VictronConnect.

  2. Desligue o controlador de carga de todas as fontes de energia.

  3. Aguarde 3 min e volte a ligar.

  4. Reconfigure o carregador.

Comunique esta situação ao distribuidor Victron e peça-lhe para reportar à Victron; este erro nunca deve ocorrer. De preferência, inclua a versão do «firmware» e quaisquer outras específicas (VRM, URL, capturas de ecrã da VictronConnect ou similar).