2. ESTADO - Informações dos dados em direto

MPPT [Número do modelo] confirma o dispositivo ligado. Também pode ser definido um nome personalizado, se desejado.
O ícone «nível» solar apresenta a saída de energia dinâmica em tempo real do painel solar. Em relação à tensão do painel solar, observe que o carregador solar só funcionará quando a tensão do painel tiver subido mais de 5 V acima da tensão da bateria.
Bateria - Tensão A medição da tensão é realizada nos terminais da bateria do carregador solar.
Bateria- Corrente Esta leitura mostra a corrente fluindo para ou retirada dos terminais da bateria do carregador solar. Importa notar que, no caso dos carregadores solares 100/20 e de menor dimensão - que têm uma saída de carga dedicada - uma notação Positiva ao lado da leitura de corrente significa que a corrente está fluindo para a bateria; enquanto que uma notação Negativa significa que a corrente está a ser retirada da bateria.
Bateria - Estado:
Carga inicial: Durante esta etapa, o controlador proporciona toda a carga possível para carregar rapidamente as baterias. Quando a tensão da bateria atingir o valor da tensão de absorção, o controlador ativa a etapa de Absorção.
Absorção: Durante esta etapa, o controlador muda para o modo de tensão constante, onde uma tensão de absorção predefinida, adequada ao tipo de bateria (consulte a secção 4.1 Configurações da bateria abaixo), é aplicada. Quando a corrente de carga diminui abaixo da corrente de cauda e/ou o tempo de absorção predefinido expirou, a bateria está totalmente carregada O controlador muda para a etapa Flutuação. A corrente de cauda é de 1 A para modelos 100/20 e de menor dimensão; e 2 A para modelos de maior dimensão. (Quando uma equalização automática está a ser realizada, isto também será comunicado como «Absorção».)
Flutuação: Durante esta etapa, a tensão de flutuação é aplicada à bateria para manter um estado totalmente carregado. Quando a tensão da bateria cair abaixo da tensão de flutuação durante pelo menos 1 minuto, um novo ciclo de carga será disparado
Equalização: Isto é mostrado quando «Iniciar equalização agora» é pressionado nas configurações da bateria. O carregador aplica a tensão de equalização à bateria, desde que o nível de corrente fique abaixo de 8 % (Gel ou AGM) ou 25 % (placa tubular) da corrente de carga inicial.
* Itens de menu disponíveis apenas em modelos MPPT com saída de carga (100/20 e de menor dimensão).
Saída de carga ligar/desligar A função do comutador da saída de carga é desligar a carga quando a bateria está com pouca carga para evitar danificá-la. Consulte a secção de configuração (4.2 abaixo) para os algoritmos de alteração de carga disponíveis.
Corrente de carga Isto apresenta a corrente a ser consumida por dispositivos eletrónicos, luzes, frigorífico, etc.
Observe que, para que a leitura de saída da carga seja fiável, todas as cargas devem ser ligadas diretamente à saída da carga, incluindo os respetivos terminais negativos. Consulte o manual ou consulte o seu instalador para obter detalhes.
Observe que algumas cargas (especialmente inversores) ligam melhor diretamente à bateria. Nestes casos, a saída de carga não apresenta uma leitura fiável - a corrente consumida pelo inversor, por exemplo, não será incluída. Considere adicionar um monitor de bateria BMV que irá medir toda a corrente que vai para - ou é retirada da bateria, incluindo cargas ligadas diretamente à bateria, não apenas os terminais de saída de carga do controlador de carregamento.
A minha bateria está carregada?
A bateria será carregada sempre que a energia disponível dos painéis fotovoltaicos exceder a energia consumida pelas cargas (luzes, frigorífico, inversor, etc.).
Só pode saber se esse é o caso com controladores de carga, que têm todas as cargas ligadas aos terminais de saída de carga. Lembre-se: quaisquer cargas ligadas diretamente à bateria não podem ser monitorizadas pelo carregador solar.