6. GX - Como atualizar o “firmware”
6.1. Registo de alteração
O registo de alterações está disponível em Victron Professional, sob Firmware, Venus OS.
6.2. Atualizar a partir da versão 1.x a 2
Executar a versão de firmware v1.74 ou anterior? É preciso atualizar. Siga o procedimento de atualização para v2.
Caso contrário, siga as instruções abaixo.
6.3. Via Internet ou com cartão microSD / pen USB
Existem duas formas para atualizar o firmware:
Atualização através da Internet, manualmente ou com a verificação diária de novas atualizações
Atualização a partir de um cartão microSD ou pen USB
6.4. Download direto da Internet
Download direto da Internet
Para atualizar a partir da Internet, navegue a: Definições → Firmware → Atualizações online.
Nos dispositivos GX sem ecrã (como um Venus GX ou Cerbo GX sem GX Touch), utilize a Consola Remota para aceder aos menus.


6.5. Cartão MicroSD ou pen USB
Atualizar com um cartão microSD ou pen USB denomina-se “Atualização offline”. Deve utilizá-la num dispositivo que não está ligado à Internet.
Passo 1. Descarregar
Obtenha o ficheiro swu mais recente:
Não se esqueça de que os mesmos ficheiros e o registo de alteração estão disponíveis em Victron Professional. Também inclui uma ligação de Dropbox, pelo que pode ter sempre o ficheiro mais recente disponível no seu portátil.
Passo 2. Instalar num cartão microSD ou pen USB
Guarde o ficheiro na pasta raiz de uma pen USB ou cartão USB.
Passo 3. Introduzir o dispositivo
Lembre-se de que visualizará um aviso “Não usar meios para armazenar registos”. Este aviso pode ser ignorado com segurança.

Passo 4. Iniciar a atualização
Navegue até Definições → Firmware → Atualizações Offline.
Carregue em Verificar as atualizações
Se o firmware no cartão microSD ou pen USB for mais recente que o firmware executado, o item “Atualização disponível” será visível e deve carregar nele para iniciar o processo.
